terça-feira, 9 de junho de 2009

Presos, refugiados políticos e desaparecidos


Falece o iheslari político Kepa Arizmendi em Baiona

Arizmendi, natural de Elizondo (Nafarroa), faleceu ontem em Baiona, onde residia há muitos anos, por volta das 10h da manhã. Sofreu um derrame cerebral em plena rua e faleceu de imediato.

A propósito da morte do iheslari Kepa Arizmendi (na foto, numa exposição em Senpere), o Movimento pró-Amnistia, para além de manifestar carinho e apoio aos familiares e amigos, também apresenta uma reflexão sobre a situação dos refugiados políticos.

Fonte: askatu.org

Aprovadas moções a favor dos presos políticos bascos em Arrasate e Oñati


Ambas as Câmaras Municipais exigiram a libertação dos presos que sofrem de doenças graves e incuráveis, dos que já cumpriram a pena, bem como o fim da política de dispersão.

Fonte: askatu.org


Começa uma greve de fome em Valdemoro, e continua o “fechamento” em Puerto I

Os presos políticos vascos na prisão de Valdemoro – Iñaki Marín, Gorka Iriarte e Aitor Olaizola – foram separados e exigem ser reagrupados novamente. Como forma de protesto, iniciaram uma greve de fome.

Na prisão andaluza de Puerto I, por seu lado, os funcionários continuam a exigir que os presos se dispam por completo, sem usarem a bata a que têm direito e, assim sendo, os presos políticos bascos permanecem fechados e não abandonam as suas celas.
Esta semana, depois de terminar o período da visita, os guardas prisionais exigiram ao preso político basco Isidro Garalde que se despisse. Garalde recusou-se e foi colocado na solitária.

Em Jaén, jejum de protesto dos presos políticos
No sábado passado, os presos políticos bascos reclusos em Jaén levaram a cabo um jejum de protesto pela situação de Jon Anza.

Fonte: askatu.org



Manifestação no sábado, em Donostia: Non da Jon? / Onde está o Jon?