quinta-feira, 25 de junho de 2009

Detenção em França de duas pessoas que fontes policiais dizem estar ligadas ao “aparelho de informação” da ETA

Citando fontes policiais, a agência EFE indica que a operação que se saldou com a detenção de duas pessoas foi realizada por agentes da Polícia judiciária francesa auxiliados pela brigada especial de intervenções da Polícia francesa e da Guarda Civil na localidade de Charenton-le-Pont, a sudeste de Paris, no departamento de Val de Marne.

A detenção ocorreu às 6h da manhã e os responsáveis da Polícia espanhola, que apontaram as duas pessoas detidas como responsáveis do “aparelho de informação” da organização armada, afirmaram que se tratava de Javier Arruabarrena, com 37 anos de idade e natural de Elorrio, e de Oihana Garmendia, com 32 anos e natural de Santurtzi.

A inspecção da casa em que foram detidos, por parte da Polícia francesa, demorou doze horas e só ficou concluída por volta das 18h.

Notícia completa: Gara

Continuam as restrições ao trabalho dos médicos de confiança no caso dos detidos de Usurbil e Astigarraga

Os médicos de confiança dos detidos em Usurbil e Astigarraga por ordem do juiz Baltasar Garzón continuam sem poder realizar o seu trabalho nas condições estipuladas pelo protocolo contra a tortura do próprio magistrado. Já perderam três visitas e não podem completar os historiais. E isto apesar de o juiz da Audiência Nacional ter anunciado a Olatz Lasagabaster, Ainara Vázquez e Patxi Uranga que o protocolo lhes seria aplicado.


Os médicos de confiança, que viram violadas diversas medidas básicas da assistência aos detidos e, tendo em conta os diversos entraves que foram colocados ao seu trabalho, ponderam agora a melhor forma de apresentar uma queixa em Estrasburgo e no CPT.

Contra as detenções destes jovens, em Orio manifestaram-se 170 pessoas e em Astigarraga, 80.

Notícia completa: Gara