terça-feira, 16 de junho de 2009

Satisfação da Euskal Herriaren Alde com os resultados das eleições europeias


Ixabel Etxeberria, cabeça de lista da EHA, e Battitt Amestoy fizeram um balanço das últimas eleições. E mostraram-se satisfeitos, já que, em relação às eleições europeias de 2004, a coligação abertzale de esquerda ganha 500 votos.

Por outro lado, os militantes da EHA fizeram questão de sublinhar que a elevada percentagem de abstenção que caracterizou estas eleições é uma má notícia. E também o facto de a Direita francesa manter a sua hegemonia. A EHA fez ainda referência aos bons resultados da Europe Ecologie e ao “efeito Bové”, com um bom resultado dos abertzales que sustentam essa coligação, ainda que difíceis de quantificar.

Por outro lado, a EHA assinala também os resultados do PNB, referindo que toda esta convergência de resultados demonstra que nestas eleições os abertzales aumentaram substancialmente. “Desejamos dar continuidade ao nosso compromisso social e, por outro lado, reforçar a unidade entre abertzales”.
Ixabel Etxeberria e Battit Amestoy referiram também que a EHA é a primeira força política em Muskildi, Sare, Larrau, Bunuze, Eiheralarre e Urepel. A segunda em Bidarrai, Luhuso e Lekorne. Números que mostram que a esquerda abertzale é uma referência [também em Ipar Euskal Herria].

Béatrice MOLLE