segunda-feira, 29 de junho de 2009

Faleceu no México o refugiado José Antonio Otxoantesana “Ondarru”


Depois de cerca de três décadas longe de Euskal Herria, faleceu na quinta-feira, no México, o veterano refugiado José Antonio Otxoantesana, Ondarru.

Habitantes de Ondarroa, localidade de onde Otxoantesana era natural, disseram ao Gara que a morte ocorreu na sequência de um derrame cerebral. O eco da notícia em Ondarroa foi enorme e rápido. Ontem mesmo, sem que o facto tivesse sido divulgado pela comunicação social, cerca de 250 pessoas concentraram-se para o evocar.

O falecimento ocorreu em Mazatlán (Sinaloa), onde Otxoantesana era uma figura muito conhecida. Um dos exilados bascos no México destacava ontem numa mensagem pela Internet que “fomos todos atingidos por um golpe brutal. Exilado desde 1980 no México, Ondarru foi um verdadeiro irmão para todo o exilado que aqui chegava. As portas da sua casa estavam sempre abertas para ajudar todo aquele que precisasse”.

Segundo consta, Otxoantesana encontrava-se hospitalizado havia alguns dias, depois de sofrer o derrame e entrar em estado de coma. Este refugiado afirmou que ele foi operado, mas que não foi possível salvar-lhe a vida. “Euskal Herria perde mais um grande filho e nós um irmão muito querido”, conclui.

Fonte: Gara