segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Concentração a favor do «Egunkaria» em Durango


Centenas de pessoas participaram na paralisação de quinze minutos que tinha sido convocada com o lema «Egunkaria libre!».

Joan Mari Torrealdai, Jon Irazabal e Josep Bargalló, entre outros, seguraram a faixa que se encontrava à cabeça da concentração. O representante da cultura catalã referiu que «temos direito a ser, pensar, decidir e expressar-nos de forma livre». Jon Irazabal, por seu lado, disse que a «Gerediaga Elkartea teve uma relação directa com o projecto do Egunkaria desde a sua fundação, faz agora 19 anos». A concentração, que durou 15 minutos, terminou com uma salva de palmas.

Mobilizações contra o TGV e em defesa dos direitos dos presos bascos
A mobilização a favor do Egunkaria não foi a única a ter lugar hoje em Durango, aproveitando a Feira do Livro e do Disco Basco (Durangoko Azoka) que actualmente decorre. Dezenas de pessoas secundaram, na Praça Landako, a concentração da Etxerat em defesa dos direitos dos presos bascos. Houve ainda uma acção de protesto contra o TGV que despertou grande interesse ao meio-dia. Vários jovens, levando faixas, subiram para o topo de um autocarro urbano.
Ao longo da manhã, os protestos foram protagonizados por trabalhadores de uma empresa local que se encontram em situação de despedimento e por um grupo de professores expulsos da Universidade do País Basco.
Notícia completa: lahaine.org

Egunkaria libre!
http://egunkaria.info/