segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Homenagem de artistas ao Artista K. Arizmendi


Os artistas do colectivo de arte contemporânea basca Ur prestam homenagem ao pintor Kepa Arizmendi através de uma exposição em La Poudrière, em Baiona; a exposição estará patente até 30 de Dezembro de 2009. É na Rue du Bastion Royal, perto do Mail Chaho-Pelletier. Aberta todos os dias das 15h às 19h, excepto ao domingo. A entrada é livre.

Em Junho último, na sequência de um derrame, o pintor Kepa Arizmendi faleceu em Baiona. Seis meses após esta partida dolorosa, os artistas do colectivo Ur prestam-lhe uma vibrante homenagem, apresentando ao público, com o propósito de divulgar a riqueza e a especificidade da sua obra, uma exposição em que se reúne uma série de quadros do pintor, bem como criações de outros artistas, amigos do Artista. Este último adeus feito de amor e de reconhecimento pode-se «sentir» na sala de exposições La Poudrière até 30 de Dezembro de 2009.

Kepa Arizmendi, refugiado político, era natural de Elizondo (Nafarroa) e viveu em Baiona muitos anos, dedicando muito do seu tempo e da sua energia à pintura. Membro do colectivo dos artistas de Baztan, em 2008 criou o colectivo de artistas «Ur» com o pintor Rikardo Paskual.

Homenagem à trajectória artística
Através de 23 obras, o curioso, o amigo pessoal de Kepa Arizmendi ou o simples amador das artes podem (re)descobrir o caminho artístico percorrido pelo artista. No princípio do mês, durante a vernissage, Jean-François Larralde, historiador especialista em arte basca esclareceu um pouco esta trajectória ao afirmar: «ele tinha-se afastado da visão fiel e tradicional da paisagem basca, inclinando-se para uma reconstrução pessoal da natureza. Tinha ultrapassado a visão clássica da natureza; 'compunha e distorcia' a paisagem baseando-se em imagens elementares».

Mais ainda, «ele tinha vivido em Paris, onde teve a oportunidade de descobrir os quadros de Cézanne. Por intermédio de Oteiza, descobrira as teorias de Malevich e esta influência sente-se na sua obra», lembrou Jean-François Larralde.

Em Baiona, os artistas que o tinham seguido de perto desejavam prestar uma última homenagem a Kepa Arizmendi. A exposição reúne ainda as obras de doze pintores e escultores, cada qual apresentando uma das suas obras. Entre eles, podemos encontrar Koldo Alberdi, Begoña Durruti, Rikardo Paskual, Rosa Valverde, Xabier Morras, Jose Mari Apezetxea, Ana Mari Marin e Gonzalo Etxebarria.

Os artistas sublinham unanimemente a grandeza do homem e do seu sentido de amizade. Iker Valle, escultor de Hernani (Gipuzkoa), diz mesmo: «por um acaso e para minha infelicidade, conheci Kepa Arizmendi este ano. Nós dávamo-nos bem e eu queria estar presente nesta exposição».

Para além de estimar a pessoa e a sua obra artística, Iker Valle realça que, graças ao Ur, conseguiu construir «uma experiência muito interessante». No âmbito desta exposição, o artista decidiu expor uma obra relativa ao «homem e às paisagens». Por seu lado, a célebre pintora Begoña Durruti afirma que «conheceu Kepa e que criou logo uma ligação com ele», acrescentando que queria «participar nesta exposição. Aqui, somos um grupo de amigos artistas, e Kepa ocupava um lugar de destaque entre nós».

Fonte: lejournalPaysBasque - EHko Kazeta