quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Piztera: pedem 10 meses de prisão para 3 activistas por se acorrentarem

Acusam-nos de «desobediência grave a agentes da autoridade» numa acção que consistiu em acorrentarem-se num espaço municipal de Iruñea [Pamplona]

Ontem foram julgadas três jovens pela suposta prática de um delito de desobediência grave a agentes da autoridade, para as quais pediram 10 meses de prisão. Durante o julgamento as três acusadas, que assumiram a acção, insistiram em pedir um gaztetxe para Iruñea. «Insistimos, as exigências sociais não se solucionam com medidas judiciais. Já chega de criminalizar os movimentos sociais. Já chega de encarcerar a juventude organizada», afirmaram da parte da iniciativa Iruñerria Piztera Goaz.

Concentração e provocação policial
Antes do julgamento, teve lugar uma concentração de apoio às arguidas e na qual se exigiu o fim dos processos judiciais contra a Piztera Goaz e outros movimentos sociais. Participaram cerca de 30 pessoas, vigiadas pela Polícia Foral. De acordo com uma nota enviada à comunicação social, agentes da Polícia Foral protagonizaram «um incidente, insultando, ameaçando e vexando» um dos participantes na concentração.
Fonte: apurtu.org