quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A Etxerat reitera o apelo à participação na manifestação a favor dos prisioneiros bascos


Tendo em vista a aproximação da manifestação do próximo sábado, em Bilbau, os representantes da Etxerat, a associação de familiares e amigos dos prisioneiros bascos fez um novo apelo. Pedem à sociedade basca que exprima «um gigantesco não» à política penitenciária do Estado espanhol e do Estado francês.

Esta manifestação recebeu novos apoios por parte da sociedade civil nas últimas semanas. Durante a manifestação, os organizadores vão exigir compromissos concretos aos agentes sociais e políticos, pois as políticas penitenciárias provocaram «muito sofrimento» no País Basco.

Particularmente afectada pelo novo decreto que ordena ao funcionários das prisões espanholas a inspecção corporal dos familiares e amigos dos presos políticos bascos, a Etxerat destaca muitos outros abusos cometidos sobre os seus seres queridos. Entre eles, a dispersão, as longas penas, o encarceramento de pessoas gravemente doentes e o isolamento.

A manifestação partirá da Praça Aita Donostia, na capital biscainha, às 17h30, e exigirá o «regresso dos presos bascos com os direitos que lhes assistem».

Para além disso, este ano a Etxerat vive um momento muito particular, uma vez que a associação que reúne os familiares e amigos dos presos políticos bascos foi alvo de uma «análise» promovida pelo conselheiro do Departamento do Interior de Lakua, Rodolfo Ares, que depois enviou um relatório para o tribunal de excepção espanhol. Ares - acicatado pelos seus companheiros de governação - pretende desta forma ilegalizar a associação.

G.T.
Fonte: lejournalPaysBasque - EHko Kazeta

Ver também:
«A Etxerat apelou à participação na manifestação contra a política prisional espanhola», em kaosenlared.net

Sugestão de leitura:
«Por Igor, por tod@s, por Euskal Herria!», artigo de Baserrigorri, em lahaine.org
"A nossa vontade de apoio a@s pres@s e ao que representam é incorruptível e inquebrantável."

Euskal presoak Euskal Herrira - Manifestação nacional, 2 de Janeiro, em Bilbau

As Presas e os Presos Bascos para o País Basco, donos de todos os seus direitos!

Para ler e assinar o manifesto:
http://elkartasunauholdea.wordpress.com/

Elkartasuna. Solidariedade


Fonte: lahaine.org