quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Nota da ASEH relativa à proibição da manifestação convocada pela Etxerat


A ASEH, Associação de Solidariedade com Euskal Herria, em consonância com os seus princípios de luta e solidariedade, neste caso concreto com os presos políticos bascos e com os seus familiares e amigos, em defesa dos seus direitos e em denúncia da criminosa política penitenciária que sobre aqueles é exercida pelo Estado espanhol, de forma cada vez mais evidente e gravosa, contava enviar uma delegação à manifestação convocada para dia 2 de Janeiro, em Bilbau.
Subitamente confrontada com a proibição deste acto pleno de legitimidade - ainda que as imposições e os vetos, vindos do Estado espanhol, já pouco nos surpreendam -, a ASEH decidiu manter o envio da delegação a Bilbau, desafiando a legalidade fascista do Estado espanhol.

ASEH
31 de Dezembro de 2009

Urte berri on. Bom Ano Novo.

-
ADENDA (31/12): Convocatória para uma nova manifestação em Bilbau
O EA, o Aralar, a Ezker Abertzalea, a Alternatiba e o Abertzaleen Batasuna deram uma conferência de imprensa em Donostia na qual deram a conhecer a convocatória para uma nova marcha em Bilbau, com o lema «Por los derechos que les corresponden, euskal presoak Euskal Herrira». A manifestação partirá às 17h30, neste sábado, da Praça do Sagrado Coração, em Bilbau.

Peio Urizar, Jon Abril, Tasio Erkizia, Jon Lasa e Mertxe Colina salientaram que a proibição decretada pelo tribunal de excepção espanhol representa «um ataque directo à liberdade de expressão e reunião» e «à sociedade basca», porque «violar os direitos dos presos também implica ir contra a sociedade vasca».
O sindicato LAB já tornou pública a sua adesão a esta convocatória e fez um apelo à participação da classe trabalhadora basca.
http://www.gara.net/azkenak/12/174823/es/Formaciones-politicas-llaman-manifestarse-contra-la-politica-penitenciaria-criminal-sabado-Bilbo