quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A marcha de 2 de Janeiro, pelos presos, ganha novos apoios

Uma dezena de organizações de Gasteiz aderiram à manifestação pelos direitos dos presos do próximo 2 de Janeiro, em Bilbau, sublinhando que «nestes momentos não só se violam os direitos das pessoas presas, mas também os dos seus familiares».

«Presas e presos bascos para Euskal Herria, donos dos seus direitos! Estamos de acordo com esta exigência porque todas as pessoas têm de ser senhoras dos seus direitos, sejam presos-presas ou pessoas livres», sublinham uma dezena de organizações que apelam à participação na manifestação de 2 de Janeiro em Bilbau, marcha que já ganhou o apoio de diversas organizações sociais, sindicais e colectivos profissionais.

Zazpigarren Alaba, Judimendikoak, Betiko Gasteiz, Bizigarri, Errota Zaharra, Gasteiz Txiki, Gasteizko Bertso Eskola, Salburua Bizirik, Zabalgana Batuz, Euskharan Kultur Elkartea, Barrenkale qualificam como «baixeza moral sem limites» o facto de o Executivo de Patxi López ter enviado um relatório sobre a Etxerat para a Audiência Nacional espanhola. «Aqueles que deveriam ser premiados pelo seu trabalho humanitário estão a ser perseguidos por serem familiares dos encarcerados; não há nome para isto em democracia».

«Afirmamos que, com a repatriação, estamos a reivindicar os direitos humanos dos presos e das presas, os direitos dos seus familiares, que não cometeram qualquer crime, mas que são tratados como se estivessem condenados», diz o manifesto.

Destacam ainda o seu apoio à Etxerat Elkartea por ser «a associação que vela pelos direitos humanos dos seus familiares; é um trabalho humanitário meritório e digno de reconhecimento social».
Fonte: Gara