quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Em Barañain e Lizarra: mobilizações em defesa da juventude e contra a repressão

Em Barañain os actos, que incluem interrupções de actividades nas escolas e em estabelecimentos comerciais e bares, terão lugar na sexta-feira, enquanto em Lizarra há uma manifestação no sábado


Vejam só como é esta juventude não empacotada-normalizada - uns «radicais», no dizer de certos empacotados cerebrais, ou assim o apregoa a cartilha político-judicial da guerra e seus sequazes espanholistas. Animo eta aurrera!

A repressão sobre a juventude independentista tem-se feito sentir bastante em duas localidades navarras desde há vários meses. Em Barañain, desde que em 2008 começaram as operações relacionadas com a denominada Lista Negra, o acosso ao movimento juvenil tem sido constante: detenções, denúncias de tortura, encarceramentos, acosso policial... A isto é preciso acrescentar que a Câmara Municipal tem tentado despejar o gaztetxe dos seus ocupantes, o que ainda não ocorreu até ao momento. No entanto, já foi inspeccionado duas vezes em menos de um ano pela Guarda Civil, e na última operação policial quatro dos jovens detidos eram membros destacados da Gazte Asanblada da localidade. Perante esta situação, convocaram diversas mobilizações para a próxima sexta-feira, dia 18, que terão como ponto culminante a manifestação que partirá às 19h30 da Praça Sahats.

Sete jovens de Lizarra podem ir parar à prisão

A batukada que a Guarda Civil estragou durante as festas do Verão passado representou o início de uma série de detenções e imputações que afectaram sete jovens da localidade, que correm o risco de ir parar à prisão. Desde o sucedido, uma profunda preocupação alastrou por Lizarra, e as actuações judiciais (detenções várias, notificações para prestar declarações, tentativas de fazer provas de ADN...) não fizeram mais que aumentar o mal-estar popular. De tal forma assim é que quase 50 colectivos populares de Lizarra já apoiaram o manifesto que exige o arquivamento das causas (algumas das quais já passaram para as mãos da Audiência Nacional espanhola), pedindo-se à Câmara Municipal que assuma as suas responsabilidades e defenda os munícipes, que se viram atacados pela Guarda Civil nas últimas festas.
A manifestação em Lizarra terá lugar no sábado às 19h30 e partirá da Câmara Municipal.
Fonte: apurtu.org