terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Balanço provisório do processo de debate da esquerda «abertzale»


A esquerda abertzale faz uma avaliação muito positiva do processo de debate interno que vem realizando nestes últimos meses. Milhares de pessoas participaram nas assembleias realizadas até agora para debater os conteúdos do documento «Clarificando a fase política e a estratégia». Foram recebidas milhares de opiniões e contribuições, estando a maioria delas em sintonia com as propostas do documento.

As tentativas, por parte de alguns meios de comunicação e agentes políticos, de condicionar o debate mediante a intoxicação e a manipulação não tiveram o efeito que esperavam. Pelo contrário, ficou a descoberto o nervosismo que o próprio debate e o cenário político que se pode abrir em Euskal Herria provocam nalguns partidos políticos.

No que diz respeito aos dados, ao todo realizaram-se assembleias em 254 localidades e bairros de Araba, Bizkaia, Gipuzkoa e Nafarroa, contando com a participação de 6467 pessoas (2333 pessoas em 63 terras de Gipuzkoa, 1683 em 72 terras de Nafarroa, 1797 em 80 terras da Bizkaia e 654 pessoas em 39 terras de Araba).

O processo de debate está na sua última fase; nas assembleias que tiverem lugar até Fevereiro serão comunicadas - e tratadas - as conclusões do debate às pessoas participantes.
Fonte: ezkerabertzalea.info