sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Conferência-debate da Ahaztuak 1936-1977 em Pasaia


No âmbito da semana de homenagem a Jesús Larrañaga

Respondendo ao convite da iniciativa «ATZO ETA GAURKO EUSKAL EZKERTIARRAK» [Gente basca de Esquerda de ontem e de hoje], a Ahaztuak 1936-1977, associação de vítimas do franquismo e de luta pela memória histórica democrática e antifascista, preparou para esta sexta-feira, 22 de Janeiro, uma conferência-debate em Pasaia com o título «Hacer Memoria, Hacer Justicia». Antes da conferência, que terá lugar nos Paços do Concelho de Pasaia (Gipuzkoa), será projectado um pequeno vídeo introdutório sobre a Memória Histórica.

Estas Jornadas organizadas em Pasaia centram-se na figura Jesús Larrañaga, dirigente operário, dirigente comunista basco durante a II República e membro do Comité Central do PCE, combatente contra o levantamento fascista de 1936 e fuzilado em Madrid a 21 de Janeiro de 1942, depois de ser detido nesta mesma cidade no desempenho da sua militância clandestina.

Esta é a razão pela qual o dia 23 de Janeiro, em que se porá um ponto final às Jornadas, foi designado pelos organizadores como «Larrañaga Eguna» [Dia de Larrañaga]. Dele farão parte diferentes eventos, e a Ahaztuak 1936-1977 convida os habitantes de Pasaia e todos os cidadãos guipuscoanos e bascos em geral a estarem presentes.
http://ahaztuak1936-1977.blogspot.com/

Fonte: lahaine.org