sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Olano disse ao juiz que a Guarda Civil o obrigou a declarar o que queriam sob ameaça de tortura

Tasio (Gara)

O advogado de Pello Olano, Iker Sarriegi, afirmou numa entrevista à Infozazpi Irratia que o natural de Lizartza (Gipuzkoa) foi obrigado pela Guarda Civil a declarar o que eles queriam, pois, caso contrário, continuariam a torturá-lo.

Uruburu e Iribarren na prisão, e adiada a decisão de Lisboa

A Infozazpi Irratia entrevistou ontem Iker Sarriegi, advogado do natural de Lizartza Pello Olano, que foi encarcerado na terça-feira depois de permanecer cinco dias incomunicável em poder da Guarda Civil.

Sarriegi, que teve autorização para estar com Olano, afirmou que o lizartzarra se encontra psicologicamente forte, apesar dos cinco dias «muito duros» que teve de enfrentar.

Olano prestou declarações em tribunal assistido por um advogado de ofício, tendo afirmado perante o juiz Fernando Grande-Marlaska que a Guarda Civil o tinha forçado a declarar tudo aquilo que se disse na imprensa nestes dias sobre ele. «Apresentavam-lhe as perguntas e as respostas, obrigando-o a declarar isso, pois, caso contrário, continuariam a torturá-lo», relatou Sarriegi.

O advogado considera paradoxal que o juiz considere aceitáveis as declarações feitas por Olano nas instalações policiais mas, ao invés, não atribua qualquer valor ao que o lizartzarra afirmou em tribunal.

Manifestação hoje em Tolosa
Numa conferência realizada anteontem à tarde, conterrâneos de Pello Olano convocaram para hoje uma manifestação em Tolosa contra a repressão e a tortura.
Fonte: Gara