sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Solidários com a ASEH! Não ao terrorismo mediático!


Depois da publicação da reportagem sobre a ASEH no Expresso desta semana, chegaram-nos várias mensagens de solidariedade e de condenação ao ataque desferido por aquele semanário. Recordamos que através da mentira e da manipulação disseram que a ASEH mantinha relações com membros da ETA na clandestinidade. Uma reportagem que não só atenta contra a imagem da nossa associação como também põe em perigo os nossos activistas, e consideramos que tem o objectivo de criminalizar a solidariedade com o povo basco.

Do País Basco, chega uma nota de solidariedade da organização internacionalista Askapena:

"Da parte da Askapena, queremos fazer chegar à ASEH o nosso apoio; sabemos que há pessoas (a reportagem ia acompanhada de fotografias de pessoas da associação) que estão a sofrer consequências pessoais e laborais por este artigo, que não é mais do que outro passo para a criminalização da solidariedade internacionalista. Asel Luzagarra, preso por ser basco solidário com o povo mapuche; Sebas Bedouret, do Comité de Paris de Solidariedade com Euskal Herria, encarcerado e torturado, há dois anos, por estar com este povo; 16 pessoas desse mesmo comité detidas, há dois anos; em Florença, um amigo solidário do grupo Amigos de Euskal Herria detido e interrogado sobre o seu trabalho de solidariedade com Euskal Herria; a Askapena continuamente intoxicada e criminalizada... Aski da! Basta!

Hugo Franco não merece chamar-se jornalista e o semanário Expresso é responsável pelas folhas que publica e pelas consequências que esse artigo tem para as amigas e os amigos da ASEH. Força! Ânimo e avante!

Como diz o lema da semana de solidariedade com Euskal Herria (de 6 a 13 de Fevereiro): Precisamos de vocês!!!"