domingo, 3 de janeiro de 2010

O cerco, coisas do «entramado»


Que sintomático!

1. A National Geographic manipula imagens de forma a eliminar o termo «Self-determination» (autodeterminação)

O termo surgia numa faixa em que se lia «Self-determination for the Basque Country» e foi censurado num programa da série Superhumans, rodado em Elgoibar (Gipuzkoa, EH).

No vídeo que os irmãos Craig e Paul Pumphrey gravaram sobre uma prova desportiva, e que a National Geographic lançou na sua página de Internet, pode-se observar uma faixa em que se lê «The Basque Country». No entanto, quando se confronta o vídeo com outras imagens do acontecimento em que a imagem aparece, a manipulação é clara: as palavras «Self-determination for» foram apagadas.
Fonte: kaosenlared.net

2. Eliminação de grupos «abertzales» da Diáspora no facebook

Foram eliminados do facebook os grupos «Vascos de CHILE por la Autodeterminación de EUSKAL HERRIA» e «Vascos de ARGENTINA por la Autodeterminación de EUSKAL HERRIA».

Conta Txema Landa que é provável que o próximo na lista seja o «ABERTZALEOK: Diáspora Vasca por la Autodeterminación de EUSKAL HERRIA» http://www.facebook.com/home.php?#/group.php?gid=70745206154.

Estes grupos foram criados e eram administrados por pessoas da Diáspora Basca do Chile e da Argentina relacionadas com a Euskaria Fundazioa e a Mesa de Maltzaga, sendo que neles participavam pessoas da Diáspora Basca de ambos os países.

Seguindo a ligação, os interessados podem ver a notificação que o facebook enviou sobre a eliminação dos referidos grupos. Txema Landa não tem grandes dúvidas quanto às forças que se movem por detrás destes actos de censura: «os serviços de "acosso" do Governo espanhol.»
Fonte: kaosenlared.net