sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Presos, solidariedade, repressão

A obra Burdinen arteko herria vai ser apresentada em Plentzia


A obra (Um Povo atrás das Grades), que conta a história do Colectivo de Presos Políticos Bascos, será apresentada na próxima quarta-feira em Plentzia (Bizkaia). Mais informação: etengabe

Associação Salhaketa organiza novo certame de teatro de rua para sensibilizar as pessoas sobre situação nas prisões

A associação de apoio a presos Salhaketa deu início à campanha de inscrição para o III Certame de Teatro de Rua: «¡De la cárcel... a la calle!». Na sua terceira edição, que se celebrará em Huarte (Nafarroa), continuam a considerar o teatro de rua como um bom método «para chegar directamente às pessoas, directamente à rua, rompendo os muros de betão nascidos do medo e reforçados pela ignorância».
A Salhaketa valoriza «a proximidade» que este tipo de teatro confere à realidade da prisão, e incentiva todos aqueles que queiram participar a fazerem-no. O único requisito para participar neste certame é que as obras não excedam os 30 minutos de duração. «O tema da prisão é e pode ser muito vasto, pelo que vos incitamos a aprofundá-lo», afirmam. Para qualquer informação, pode-se contactar a associação através deste e-mail: salhaketa.nafarroa@gmail.com.
Dois anos de experiência
Depois de dois anos em que tanto a afluência de público como as obras apresentadas a concurso constituíram um êxito, a Salhaketa mostra-se decidida a seguir por esta «via de consciencialização social, directa e plena de força». Para a associação, a sensibilização da sociedade perante a realidade que as prisões escondem representa algo de «incontornável». «Hoje em dia, assistimos a petições populares mediatizadas exigindo ao Estado um endurecimento das penas de privação de liberdade. O Estado já se preocupa suficientemente com o obscurantismo das Instituciones Penitenciarias para que, enquanto sociedade, não tenhamos consciência do que a prisão realmente representa para as pessoas, para os seus familiares e para a própria sociedade», referem.
Fonte: apurtu.org

Ataque às mostras de solidariedade com os presos em Algorta


A Ertzaintza prolonga o entretenimento estival do conselheiro da Guerra na CAB, retirando fotos de presos políticos em Algorta (Bizkaia).