segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Semana Internacional de Solidariedade com Euskal Herria


Amigos e amigas de Euskal Herria, precisamos de vocês
Euskal Herriaren Lagun hori, behar zaitugu

Nenhum povo do mundo pode alcançar a libertação sozinho. Em maior ou menor grau, sempre se revelou necessário o apoio, o alento, a cumplicidade, a mobilização internacionalista de outras lutas e povos. O mesmo se passa em Euskal Herria.

Nomes de bascas e bascos independentistas de esquerda, junto a lutadores de outros povos, engrossam as listas negras dos indesejados do império. Os governos espanhol e francês não perdem nenhuma oportunidade para insultar publicamente organizações políticas e sociais bascas que procuram uma saída democrática para o conflito que eles mesmos alimentam. O colectivo de presas e presos políticos bascos, a milhares de quilómetros de distância do seu povo, dos seus familiares e das suas amizades, nunca foi tão numeroso nos últimos cinquenta anos: 765 pessoas. Dezenas de organizações políticas e sociais foram ilegalizadas no Sul do nosso País.

E, no entanto, não faltam mãos solidárias noutras latitudes, que franqueiam as portas das suas casas, que facilitam as visitas das famílias à militância encarcerada, que se mobilizam para levantar o manto de silêncio que os «órgãos de comunicação» impõem sobre a realidade que simultaneamente padecemos e construímos. São os verdadeiros amigos e amigas de Euskal Herria.

Apesar do imperialismo, a reconstrução de Euskal Herria está em marcha. Cada vez são mais as mulheres e os homens que sonham e acordam a pensar numa Euskal Herria onde não haja exploração de género, da força de trabalho, da Mãe Terra. Uma Euskal Herria que possa viver na sua língua, o euskara, que dance também ao ritmo de todos os povos que lutam pela sua liberdade.

Este processo de libertação que temos vindo a desenvolver tem de passar necessariamente por uma nova fase, que lhe confira um novo impulso: a aplicação do direito à autodeterminação. Este foi, desde sempre, um objectivo fundamental para a Esquerda Independentista, e pensamos que a luta dos últimos anos conseguiu estabelecer as bases para a sua concretização, para a resolução democrática do confronto que a dominação espanhola e francesa impôs a este povo, e assim poder promover, a partir desse exercício de autodeterminação, uma Euskal Herria socialista.

É por tudo isto que fazemos um apelo ao conjunto das amigas e dos amigos de Euskal Herria em todo o mundo para que levem a cabo actos de solidariedade e defendam, em especial, o direito à autodeterminação que nos assiste enquanto povo, durante a Semana Internacional de Solidariedade com Euskal Herria, de 6 a 13 de Fevereiro.

Hamaika herri borroka bakarra!
Tantos povos, uma só luta!

Pelo socialismo, LIBERDADE PARA EUSKAL HERRIA!
Askapena, Dezembro de 2009

Fonte: askapena.org