sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Basagoiti, líder do PP na CAB, deseja que os presos levem as suas greves de fome «até ao fim»


O presidente do PP em Araba, Bizkaia e Gipuzkoa, Antonio Basagoiti, em declarações à Europa Press, afirmou desejar que todos os presos políticos bascos iniciem uma greve de fome e a levem «até ao fim, com Otegi em primeiro lugar». Afirmou ainda que a ETA pretende iniciar uma nova negociação com o Governo espanhol e que por isso «põe» o político de Elgoibar «com cara de bom».

O presidente do PP na CAB, Antonio Basagoiti, afirmou ontem que o país teria «um problema a menos» se os presos políticos bascos iniciassem uma greve de fome, «com Otegi em primeiro», e a levassem «até ao fim».

Em declarações à Europa Press, Basagoiti afirmou que se pode conseguir o fim da ETA, mas que para tal é necessário que a organização armada «não esteja nas próximas eleições municipais», e pediu que «ninguém lhe dê uma mão, por muito desesperados que estejam, como os senhores do EA».

Em seu entender, a ETA quer forçar o Governo espanhol a uma nova negociação e, por isso, «põe» Otegi «com cara de bom, com intenção de negociar».

Basagoiti destacou que «não há presos bons e maus. Quem nos dera que se pusessem todos em greve de fome e teríamos um problema a menos em Euskadi».

Considerou também que «não há a esperar nada dos movimentos» da esquerda abertzale e dos presos políticos, porque «se repetiram sempre na história, disse-se que esta gente ia mudar, e chegou a hora da verdade, e não mudaram absolutamente nada».

Assim, Basagoiti defendeu a via policial e o pacto entre PSOE e PP para «manter a ETA encurralada». «O caminho que temos de empreender, faça a ETA o que fizer, é continuar a carregar no acelerador, continuarmos unidos, o PP e o PSOE, e continuar a aprovar questões como a Lei de Partidos», insistiu.
Notícia completa: Gara

Ver também:
«Antonio Basagoiti, nazi de cabelo grande: "Haveria um a problema a menos se os presos levassem a greve até ao fim"»
http://www.kaosenlared.net/noticia/antonio-basagoiti-nazi-pelo-largo-habria-problema-menos-si-presos-lleg

«O fascista do PP Basagoiti deseja a morte a@s pres@s basc@s»
http://www.lahaine.org/index.php?p=42525