sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Batera vai levar por diante a consulta apesar das «ameaças» do prefeito Rey


Representantes da plataforma Batera afirmaram na terça-feira, em Baiona, que vão prosseguir com a organização da consulta sobre a colectividade territorial para Ipar Euskal Herria [País Basco Norte]. Vão realizá-la aproveitando o acto eleitoral das regionais da próxima Primavera, e tudo isso apesar da «carta ameaçadora» recentemente enviada pelo prefeito, Philippe Rey, aos autarcas.

Num tom que a Batera qualificou de «inaceitável», a missiva do representante estatal adverte os presidentes das Câmaras que a consulta «não possui enquadramento constitucional» e que, no caso de colaborarem com a plataforma, poderiam incorrer num delito punível, inclusive com a revogação do cargo.

Para a Batera, o objectivo do prefeito é «gerar confusão e medo tanto entre os autarcas como entre os cidadãos» para que não participem num «exercício tão democrático como é o serem consultados».

Depois de denunciarem a «atitude liberticida» do prefeito em relação aos direitos de expressão e de associação, a Batera afirmou que continuará a preparar a consulta com «serenidade» e que esta decorrerá «normalmente».

Arantxa MANTEROLA
Fonte: Gara

Ver também a reacção veemente dos membros da Batera em
http://www.lejpb.com/paperezkoa/20100203/180854/fr/Batera-renvoie-le-Prefet-a-ses-cheres-etudes