quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Intoxicação e processo de libertação


A propaganda, a intoxicação e a utilização das grandes empresas de comunicação foram parte da estratégia dos estados ao longo da história em todo o mundo. O desenho da estratégia de propaganda informativa procura desvanecer a realidade e legitimar socialmente a violação de direitos individuais, colectivos e direitos nacionais, bem como incidir na consciência da classe trabalhadora.

A utilização dos fluxos de informação por parte do Estado espanhol e da República francesa no que se refere ao conflito político em Euskal Herria melhorou substancialmente. A influência das cadeias de televisão, cadeias de rádio e imprensa é cada vez maior, favorecida pela mudança no sistema de relações sociais. Os canais de comunicação social viram-se alterados pela concentração de população em grandes urbes, reduzindo o contacto interpessoal e fomentando o individualismo e o consumo de lixo informativo sem possibilidade de contraditório.

A sujeição da liberdade de imprensa aos interesses de estado, a falta de ética jornalística, a dependência económica dos meios face ao capital, nuns casos, e a relação orgânica, noutros, violam permanentemente a informação veraz e objectiva. Os meios de comunicação, de ter uma linha editorial afim a uma corrente ideológica, passaram a ter uma edição em sintonia absoluta com os interesses dos poderes económicos e políticos dos estados. São uma ferramenta eficaz e imprescindível contra todo o movimento que questione o statu quo. E a esquerda abertzale é-o claramente.

O processo de libertação nacional e social enfrenta uma fase decisiva e os estados sabem-no. Materializar a mudança política através da acumulação de forças e a liderança da esquerda abertzale implica a contribuição de todos e a utilização da informação joga um papel fundamental nisso.

Em Nafarroa, o monopólio do fluxo de informação por parte da Direita espanholista através do Diario de Navarra constitui um muro de contenção face a qualquer alternativa. A Direita regionalista (PNV) investiu grandes quantias de dinheiro em projectos de comunicação paralelos e o Diario de Noticias é um bom exemplo. Uns e outros alteram a realidade dos acontecimentos em benefício próprio. Ambos coincidem em torpedear, por acção ou por omissão, as iniciativas da Navarra alternativa. A Navarra de esquerda e independentista.

Por isso nasceu a nova página de Internet de Esquerda ou abertzale de Nafarroa. A Nafargune.info pretende ser uma janela aberta para todas as pessoas que queiram saber em primeira mão o que pensa a esquerda abertzale. Os tempos mudam e os nossos meios de comunicação também têm de mudar. Essa reflexão levou-nos a criar a Nafargune.info, assim como a participar em redes sociais como Facebook e Twitter. Queremos abrir novos canais de comunicação com os cidadãos para fortalecer o projecto independentista, através da informação directa e da participação.

Temos entre mãos uma nova ferramenta e à nossa frente um novo desafio, ligar à rede das redes a esquerda abertzale de Nafarroa. Já demos o primeiro passo, criando uma página para o herrialde. Agora, enquanto a alimentamos, devemos unir forças para dar um segundo passo, que a esquerda abertzale das comarcas e das localidades criem as suas próprias páginas de Internet. Porque, nestes novos tempos, o que não está na Internet não existe. E nós existimos, e existiremos também na Internet.

Em Nafarroa, 01-02-2010

Fonte: nafargune.info