quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Presos políticos bascos

Presas mais duas pessoas em Jaca e Berriatua
Igor Martin e Olaiz Lema foram detidos ontem à tarde no âmbito da operação policial iniciada pela Ertzaintza na terça-feira na Bizkaia e em Gipuzkoa, segundo a informação divulgada pela Radio Euskadi.
De acordo com as mesmas fontes, Martin foi preso em Jaca (Aragão), onde reside, e na sua detenção participaram efectivos da Polícia espanhola e da Guarda Civil.
A detenção de Lema deu-se em Gardotza, Berriatua (Bizkaia), no seu local de trabalho. De acordo com a 11barri.info, os agentes da Ertzaintza não mostraram qualquer ordem de detenção.
Fonte: Gara
Ver também: O juiz Velasco dá ordem de prisão a Alkorta e Bedialauneta, que compareceram sob regime de incomunicação

O Tribunal de Pau rejeita o mandado europeu contra Ibai Peña
O Movimento pró-Amnistia fez saber que o Tribunal de Pau rejeitou o mandado europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola contra Ibai Peña. Fontes judiciais citadas pela Efe indicam que a decisão se fica a dever à «confusão de datas e factos» relativos a este caso. De acordo com o organismo anti-repressivo, Peña deveria ser posto em liberdade ontem à tarde.
O gasteiztarra foi detido no dia 8 de Janeiro em Baiona, transferido para o Tribunal de Pau e encarcerado. A 19 de Janeiro teve lugar a audiência para examinar o mandado europeu. O tribunal solicitou mais informação à Audiência Nacional e adiou a sua decisão para ontem.
Fonte: Gara

Iker Araguas absolvido e Ibai Azkona condenado a um ano de prisão pela AN espanhola
Iker Araguas e Ibai Azkona foram a julgamento acusados de ter participado num ataque de kale borroka contra uma sucursal bancária. A Audiência Nacional absolveu o primeiro, considerando não existirem provas contra ele, e condenou Ibai Azkona a um ano de prisão, por «tentativa de danos».
O Procurador solicitava para ambos 5 anos de prisão, tendo por base as declarações efectuadas por Ibai Azkona em regime de incomunicação, período durante o qual Azkona viria a ser alvo de tortura, de acordo com a sua denúncia. Ainda assim, a Audiência Nacional espanhola levou em conta as declarações proferidas na esquadra e posteriormente negadas em sede judicial, e condenou o jovem a um ano de prisão.
Azkona encontra-se em liberdade à espera de comparecer noutros julgamentos, e não terá de ingressar na prisão. Iker Araguas, pelo contrário, encontra-se em prisão preventiva.
Fonte: apurtu.org

Três jovens de Hernani em liberdade
De acordo com o Movimento pró-Amnistia, Ekhi Oñate, Aitzol Arrieta e Ekaitz Telleria vão ter de pagar, cada qual, 40 000 euros de fiança para sair em liberdade.
Aitzol Arrieta e Ekhi Oñate foram detidos a 31 de Março do ano passado pela Polícia espanhola, numa operação que decorreu em Hernani e Urnieta (Gipuzkoa). Ao todo foram presos oito jovens, que seriam sujeitos ao regime de incomunicação e viriam a denunciar maus tratos.
Ekaitz Telleria, por seu lado, dirigiu-se à Audiência Nacional espanhola de livre vontade três semanas mais tarde e o juiz Baltasar deu-lhe ordem de prisão.
Arrieta e Oñate encontram-se na prisão de Alcalá, enquanto Telleria está na de Soto del Real.
Fonte: Gara