terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Manifesto de solidariedade com a juventude independentista e socialista basca

Em defesa dos direitos civis e políticos da juventude basca

Não à repressão! Não à tortura! Gora euskal gazteria!

-
Eis o texto a que tivemos acesso via lahaine.org:

Aupa camaradas,

Escrevemos-vos em nome dos jovens independentistas de Euskal Herria, para vos informar de uma nova campanha iniciada a nível internacional.

Somos a juventude de um povo submetido aos estados espanhol e francês, situado em plena Europa capitalista. Andamos há anos a organizarmo-nos para lutar, há mais de 30 que começámos a criar organizações e colectivos juvenis, para lutar por um futuro baseado na justiça social e na liberdade.

Este movimento conheceu uma grande evolução, e hoje em dia somos jovens que se reúnem em diferentes organizações, feministas, ecologistas, internacionalistas, a favor da autodeterminação, a favor do direito à habitação… Organizamo-nos e lutamos em prol dos nossos direitos em diferentes áreas.

Mas lutar por um outro modelo de vida sai caro na nossa terra; o inimigo, atemorizado pelos nossos sonhos e pela nossa força, tenta calar-nos através de ataques repressivos. Ainda assim, respondemos com firmeza e continuamos a lutar com determinação.

Um exemplo disto é o facto de, a partir de 19 de Janeiro de 2007, o Estado espanhol ter passado a considerar toda a militância da SEGI «terrorista». Com essa desculpa, centenas de jovens foram detidos e torturados.

O último ataque foi a operação policial contra a juventude empreendida no dia 23 de Novembro de 2009. Naquela noite, mais de 650 polícias detiveram, torturaram e mantiveram incomunicáveis durante cinco dias 34 jovens, encarcerando 32 deles.

Perante estes factos, estamos convictos da continuidade da nossa luta, mas a vossa ajuda é para nós indispensável para seguir em frente. Por isso vos pedimos que assinem o manifesto que se segue, que inclui três pontos básicos, e que o façam chegar às diversas autoridades espanholas e francesas que haja nos vossos territórios, bem como às diferentes embaixadas que trabalham em ambos os estados.
Esperamos encontrarmo-nos na luta.

Em solidariedade, um abraço revolucionário

MANIFESTO
Perante a situação que o movimento juvenil basco está a sofrer, distintas organizações juvenis expressam o seguinte:

1- Todos os projectos políticos hão-de ter as mesmas oportunidades. Qualquer jovem do mundo tem direito a organizar-se e a participar na vida política sem qualquer tipo de repressão ou ameaça. Por conseguinte, exigimos aos estados francês e espanhol que cessem os seus ataques contra a juventude basca.

2- Requeremos ao Estado espanhol que acabe com a tortura e a impunidade dos torturadores. Assim, exigimos que se apliquem as diversas medidas que diferentes organizações internacionais declararam.

3- Pedimos aos estados espanhol e francês que assumam um compromisso com vista à resolução política e democrática do conflito. Face às diversas oportunidades possíveis, respeitando a palavra e a decisão popular e deixando a estratégia da guerra de parte.

Para subscrever o manifesto entra na ligação seguinte e selecciona sign
http://basqueyouth.wordpress.com

Fonte: lahaine.org