quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Presos, refugiados políticos, solidariedade


Em Belfast, juiz volta a dizer não à extradição de Arturo Villanueva
Em Belfast (Norte da Irlanda), o juiz que examina o pedido de extradição de Arturo Villanueva para o Estado espanhol voltou a decidir a favor do refugiado político iruindarra. Este juiz indica que as provas contra Arturo são escassas e frágeis, e que não são especificados os crimes que alegadamente teria cometido, nem as datas nem os locais dos factos. Resta apenas uma última oportunidade ao magistrado para recorrer da decisão judicial.
Fonte: apurtu.org

Etxerat: haverá múltiplas concentrações na última sexta-feira do mês
Haverá concentrações de protesto contra a dispersão dos presos bascos nos próximos dias, uma vez que se trata das últimas quinta e sexta-feira do mês. A convocatória contou com o apoio de diversos agentes. Entre outros, estiveram presentes na conferência de imprensa: os sindicatos LAB, ESK, STEE-EILAS e as associações Bai Euskal Herriari, Euskal Herrian Euskaraz, Esait, Askapena, Elkartzen e Herria 2000 Eliza.
Josune Dorronsoro, da Etxerat, afirmou que a dispersão dos presos continuar a exibir a sua «face mais dura». Um exemplo disso foi o acidente de viação sofrido na semana passada pelos familiares de Mikel Garmendia. «A dispersão mata», afirmou a Etxerat. Para além disso, referiu-se ainda à falta de respeito pelos direitos dos presos dos presos no interior das prisões. O Movimento pró-Amnistia ainda recentemente fez saber que o preso Xabier Etxeberria foi ameaçado de morte por um funcionário prisional. «A violação dos direitos não tem fim», disse Dorronsoro.
Contudo, avisaram que as tentativas de «diminuir» os presos e a solidariedade para com eles não vão ter sucesso, e que vão continuar de «cabeça erguida».
No sábado, em Iruñea, às 12h em frente à prisão
A associação Etxerat anunciou uma concentração em frente à prisão de Iruñea para este sábado. Será às 12h.
Fonte: apurtu.org

Etxerat!


Elkartasunez