sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Presos políticos bascos

Portugal aceita entregar Iratxe Yáñez e Garikoitz García ao Estado espanhol
O presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Maria Vaz das Neves, disse, em declarações à agência Efe, que esse tribunal se mostrou favorável à ordem emitida pela Audiência Nacional espanhola para entregar Garikoitz García e Iratxe Yáñez, detidos no dia 9 de Janeiro em Portugal.
O tribunal referido, que tem a seu cargo a decisão sobre as extradições e as entregas para outros países, emitiu ontem a decisão favorável ao pedido espanhol, depois de ter convocado por duas vezes Yáñez e García, em prisão preventiva.
A defesa dos dois cidadãos bascos, que podem recorrer no Supremo Tribunal, opôs-se à entrega, enquanto o Ministério Público pediu que fossem julgados no Estado espanhol.
Fonte: Gara

O juiz dá ordem de prisão a Urko Izagirre e deixa em liberdade Enrique Noya
Urko Izagirre e Enrique Noya foram presentes ontem à tarde ao juiz da Audiência Nacional espanhola Fernando Andreu, que deu ordem de prisão ao primeiro e deixou seguir em liberdade o segundo. Noya deverá comparecer em tribunal regularmente para assinar.
O Movimento pró-Amnistia informou que os dois algortarras negaram todas as acusações perante o juiz. Izagirre disse ainda que foi maltratado enquanto permaneceu incomunicável. Segundo o organismo anti-repressivo, foi obrigado a estar em posturas forçadas, cobriram-lhe a cabeça com um capuz, tendo ainda sido alvo de agressões, ameaças e pressões.
Os dois algortarras foram detidos na terça-feira de madrugada pela Polícia espanhola, que inspeccionou as instalações da empresa Jai-Kit por ordem do juiz Fernando Andreu. Desde então permaneceram incomunicáveis. O juiz aceitou aplicar três medidas preventivas para evitar maus tratos.
Fonte: Gara

Ainara Vazquez sairá hoje em liberdade
Ainara Vazquez foi detida em Junho do ano passado pela Polícia espanhola em Astigarraga (Gipuzkoa) e encarcerada em seguida. Denunciou maus tratos durante o período de incomunicação.
A presa política esteve na prisão de Soto del Real e sairá hoje em liberdade, tendo para tal de pagar uma fiança de 10 000 euros, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia.
Fonte: Gara