sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A esquerda 'abertzale' pergunta ao Estado se partilha os princípios Mitchell e se também renuncia à violência

Tasio (Gara)
O militante independentista Txelui Moreno afirmou que a esquerda abertzale está a trabalhar para unir as forças soberanistas e salientou a importância de contar com agentes internacionais para abordar um processo democrático. Para além disso, perguntou se o Estado espanhol partilha os princípios Mitchell.

Em entrevista concedida ontem de manhã à Infozazpi Irratia, o militante da esquerda abertzale Txelui Moreno expôs as chaves do documento «Zutik Euskal Herria» e congratulou-se pela forma como o documento foi acolhido por agentes políticos, sindicais e sociais como o EA ou o ELA, salientando também a importância de contar com agentes internacionais para abordar um processo democrático.

Na sua perspectiva, a pressão internacional «pode fazer muito» na solução do conflito e por isso saudou as palavras de Gerry Adams. «Oxalá sirvam para que o Estado espanhol abra os olhos e comece a dar passos positivos a favor desse processo democrático e da resolução do conflito», manifestou.

Moreno disse que a esquerda abertzale está a trabalhar no sentido de unir forças independentistas, algo que «tem de acontecer em determinadas condições específicas», e referiu que o «outro trabalho» que devem empreender é «começar a criar as pontes necessárias e a criar as condições necessárias para um acordo democrático entre todas as forças políticas», de forma a garantir «que é duradouro».

Precisou que esse acordo deve abranger o reconhecimento de que todas as ideias «podem ser defendidas e materializadas» com a condição de que, quando se apresentarem a sufrágio, obtenham «o apoio popular». Também considera que deve existir «um reconhecimento» da possibilidade de decisão do povo basco sobre o seu futuro. «Essas seriam as bases, e são tão democráticas que ninguém que esteja na posse das suas faculdades ou que se denomine democrata se irá opor», referiu. Em seu entender, já é hora de «dar passos» para o alcançar.

Para além disso, opinou que todas as partes implicadas devem aceitar os princípios Mitchell, recordou que a esquerda abertzale «subscreveu» o seu apoio a esses princípios, ao mesmo tempo que pediu ao Estado espanhol que esclareça se «também os partilha» e se renuncia «ao uso da violência no processo democrático».
Fonte: Gara via kaosenlared.net

Entrevistas a Txelui Moreno na Infozazpi Irratia e na Apurtu.org via nafargune.info

Princípios Mitchell
http://www.worldinconflict.es/2010/02/principios-mitchell_18.html