quinta-feira, 10 de março de 2011

Ciclo de homenagem a Telesforo Monzon abre com uma conferência


Bergara * E.H.
No trigésimo aniversário da morte de Telesforo Monzon, que faleceu em Donibane Lohitzun a 9 de Março de 1981 e foi enterrado em Bergara três dias depois, procura-se dar a conhecer a personagem nas suas distintas facetas. A Fundação Olaso e a Câmara Municipal de Bergara prepararam um programa - que irá decorrer entre 7 entre 14 de Março - em que se incluem conferências, actos e música para evocar a figura do político abertzale.
Na Torre Olaso haverá um ciclo de conferências em que três investigadores irão abordar diversos aspectos da figura de Telesforo. Os encontros têm início às 19h00.
Para ontem estava prevista a conferência «Telesforo Monzonen langostak eta lur-sagarrak» pelo escritor Koldo Izagirre, centrada na vertente da dinamização da euskal cultura. Izagirre editou as obras completas de Telesforo e foi uma das pessoas que puseram em destaque a figura do autor, político e dirigente bergarês.
A 11 de Março, o historiador Ludger Mess dará a conferência «Telesforo Monzon eta Jose Antonio Agirre: bi lagun, bi politika», na qual irá abordar a faceta política no período da Guerra Antifascista de 1936-1939 e no exílio.
A 14 de Março, o historiador Iñaki Egaña irá proferir uma conferência subordinada ao tema «Telesforo Monzon. Atzoko eta gaurko gudarien arteko lotura», que tratará, entre outros aspectos, da relação com os refugiados.

Para ontem, dia em que se assinalava o 30.º aniversário da morte de Telesforo, estava prevista a colocação de uma placa na praça que a vila de Bergara dedica a Telesforo Monzon. No sábado, haverá um concerto de Pantxoa eta Peio, e, no dia 13 de Março, uma homenagem.
Fonte: SareAntifaxista

Pantxoa eta Peio - «Batasuna»

«Unidade». Letra de Telesforo Monzon.
Hitzak: http://eu.musikazblai.com/pantxo-eta-peio/batasuna/
Letra: http://eu.musikazblai.com/traducciones/pantxo-eta-peio/batasuna/

Mais de uma centena de pessoas reclamam em Valhadolide a liberdade de Arnaldo Otegi
Tal como estava previsto, o Ateneo Republicano de Valhadolide organizou um acto pela liberdade de Arnaldo Otegi.
Com uma assistência de mais de cem pessoas, que encheram o salão do Ateneo, o acto decorreu aproximadamente entre as 20h00 e as 22h00. Foi um dos actos políticos mais interessantes realizados em Valhadolide nos últimos tempos, tanto pela profundidade das intervenções da mesa como pela maturidade do debate que se seguiu e que pôs fim ao acto.
Ver: kaosenlared.net