quarta-feira, 9 de março de 2011

O Movimento pelos Direitos Civis convoca uma manifestação em Iruñea para este sábado

O Movimento pelos Direitos Civis de Euskal Herria convocou mobilizações para este sábado nas quatro capitais de Hegoalde, com o lema «Herritarrok, gure eskubideak. Herritarrok, kalera!».

Untitled from Eskubide Zibilen Mugimendua on Vimeo.

Em Iruñea a manifestação partirá às 13 horas do Passeio de Sarasate, e passará pela sede do PSOE, pelo Parlamento de Navarra, pela esquadra da Polícia Nacional, a prisão e a Audiência Provincial, «cinco dos pontos nevrálgicos da permanente violação de direitos civis que aflige uma boa parte da sociedade navarra», referem os convocantes.
Fonte: ateakireki.com

Contra a tortura
Na segunda-feira, em Iruñea, cerca de 150 pessoas juntaram-se em frente à sede do PSOE para dizer «basta de detenções e de tortura». Na concentração, lembraram a tortura que as últimas pessoas detidas denunciaram, e diversas pessoas enfiaram sacos na cabeça. (ateakireki.com / ver fotos aqui)
Ontem, para protestar contra a tortura, houve uma concentração em frente à sede do PSOE em Gasteiz (askatu.org), e em Errenteria (Gipuzkoa) colocaram uma faixa na sede local desse mesmo partido com idêntico propósito. (Berria)

Em entrevista à Info7 Irratia, Alfonso Zenon, advogado de confiança dos últimos detidos na Bizkaia, abordou os seus relatos de tortura e violação.

A Polícia francesa deteve Ibai Agirrebarrena e Jon Goio
A Polícia Francesa prendeu ontem de manhã o jovem Ibai Agirrebarrena na Espainia karrika, em Baiona, e, por volta do meio-dia, o tolosarra Jon Goio.
Agirrebarrena, membro da Segi, tinha sido preso em Junho de 2009, saindo em liberdade um ano mais tarde e ficando sujeito a medidas de controlo judicial.
De acordo com portal kazeta.info, a casa dos pais de Agirrebarrena, em Bidaxune (Nafarroa Beherea), foi revistada.
Goio foi também preso em Junho de 2009, depois de ter decidido não se apresentar na Audiência Nacional espanhola. Na altura foi apoiado por múltiplas entidades. Saiu em liberdade um ano depois.
Para protestar contra as detenções, a Askatasuna convocou concentrações para ontem em frente à esquadra de Baiona (18h30) e em Hendaia (19h00). Em Baiona, estiveram presentes 83 pessoas.
Fonte: Gara e kazeta.info