quarta-feira, 23 de março de 2011

A Polícia dissolve as concentrações de protesto contra as detenções e a tortura

A Polícia espanhola impediu que mães e pais de torturados se concentrassem em frente à sede do PSN, embora cumprissem o requisito de formar grupos com menos de vinte pessoas; as famílias foram também evacuadas doutros pontos do centro da cidade onde se tinham concentrado.
A Delegação do Governo espanhol recusou-se a dar autorização para a mobilização alegando que esta não era de «carácter urgente». Os agentes também impediram que repórteres gráficos e as câmaras de televisão tomassem imagens do protesto.
Fonte: ateakireki.com / Foto de uma concentração anterior em Iruñea.

Os últimos quatro detidos no Estado francês foram transferidos para outras prisões
Inicialmente, foram colocados nas prisões de La Santé e em Fresnes, mas agora foram levados para outros cárceres de França: Aletxu Zobaran e Urko Labaka foram transferidos para Lyon-Corbas e Iban Sanz de Jauregi e Mikel Oroz, por seu lado, para Liancourt.
Na nota emitida pelo Movimento pró-Amnistia, critica-se o facto de o «Governo francês estar a intensificar, pouco a pouco, a dispersão penitenciária».
Fonte: lahaine.org

Unai Ruiz e Nestor Silva, em liberdade, depois de pagarem 6000 euros de fiança
Os dois gasteiztarras foram detidos pela Polícia espanhola no âmbito da operação contra a juventude independentista levada a cabo em Novembro de 2009, tendo ficado incomunicáveis e tendo sido torturados nesse período, segundo afirmaram.
Agora, cada qual terá de pagar 6000 euros para sair da prisão: Unai Ruiz, da de Estremera e Nestor Silva, da de Alcalá.
Fonte: askatu.org