sábado, 19 de março de 2011

Sagardui e Agirre Agiriano, exemplos da «cruel política pentenciária»

Os presos políticos Jose Mari Sagardui, Gatza, e Jon Agirre Agiriano, Elurtxuri, vão recuperar a liberdade em Abril e Maio, depois de passarem na prisão quase 31 anos (o primeiro) e três décadas (o segundo). Na reflexão e no apelo que o Movimento pró-Amnistia faz a partir desta situação, o movimento anti-repressivo considera que estes dois presos constituem os exemplos mais claros da «cruel política penitenciária».
Por outro lado, a favor dos presos políticos bascos 48 pessoas concentraram-se na quarta-feira em Atarrabia. Na quinta-feira, em Iruñea houve mais mobilizações em defesa dos direitos dos perseguidos políticos. De acordo com o que foi comunicado ao Gara, 25 pessoas concentraram-se no bairro de Arrosadia, 56 no de Iturrama, 62 em Donibane e 50 na Txantrea.
Fonte: Gara

Reflexão e apelo do Movimento pró-Amnistia, aqui (eus./cas.)

Familiares e amigos no julgamento de Manu Ugartemendia e Peio Eskisabel, em Paris
Ugartemendia foi detido no dia 28 de Abril de 2005, juntamente com Peio Eskisabel (de Lasarte), no Estado francês, perto de Toulouse. Passou dois anos na prisão a aguardar julgamento, sendo condenado a três anos de prisão.
Agora, o Ministério Público solicita uma condenação adicional de 10 anos de cadeia. Por tudo isso, os seus conterrâneos decidiram deslocar-se até Paris, com o propósito de lhes transmitir apoio e solidariedade no início do julgamento, que ocorreu na quinta-feira. Estiveram presentes cerca de vinte pessoas, que exibiram ikurriñas e bandeirolas a favor do repatriamento dos presos, e conseguiram, ainda, falar uns cinco minutos com Manu e Peio. O julgamento deve prosseguir até 5 de Abril.
Fonte: askatu.org e askatu.org

Ver também: «Denunciam o "assassinato político" de Jon Anza num julgamento em Paris» (Gara)