quinta-feira, 17 de março de 2011

Estudantes encerram-se em Ibaeta em apoio ao EPPK e à sua participação no processo


Um encerro reclama desde anteontem no Campus de Ibaeta a participação activa do Colectivo de Presos Políticos Bascos na resolução do conflito político que Euskal Herria vive.
Alguns estudantes ocuparam ontem a sede da UPV para levar a cabo esta iniciativa, que se irá prolongar até ao meio-dia de hoje, em solidariedade com os presos bascos.
A conferência de imprensa que deram no edifício das aulas foi o ponto de partida para a iniciativa. Nela deram conta do programa de actividades que os aguarda e que vai da emissão de documentários como Hautsitako leihoa a workshops para escrever cartas aos presos, sem esquecer mesas-redondas e concentrações sobre os direitos dos presos.
Ao longo de três dias, estes estudantes pretendem ainda recolher assinaturas que apoiem o repatriamento dos presos bascos, a libertação dos presos doentes e dos que cumpriram três quartos da pena.
Fonte: kaosenlared.net

O EPPK é composto por 715 membros
150 encontram-se dispersos por prisões do Estado francês e 549 em cárceres do Estado espanhol. Em Portugal há um preso e no Norte da Irlanda, outro. Seis encontram-se em prisões de Euskal Herria e oito estão em situação de prisão domiciliária.
Fonte: askatu.org