terça-feira, 8 de março de 2011

O Supremo espanhol analisa hoje o pedido de impugnação da Procuradoria contra o Sortu

Um representante da Procuradoria apresentou no Supremo Tribunal o pedido contra a inscrição do Sortu, afirmando que este é um «produto do Batasuna». A Sala 61 reunir-se-á hoje para estudar a possível admissão do pedido apresentado.

Comentário de Iñaki Altuna na Info7 Irratia sobre pedidos de impugnação do Sortu e gravíssimos relatos de tortura dados a conhecer no domingo

«Hechos y opiniones», de Antonio ALVAREZ-SOLÍS (lahaine.org)

«Elorza observa "juízos de valor e especulações" nos relatórios» (Gara)

O pedido de impugnação, que foi apresentado já passava das 13h30, vem juntar-se ao apresentado na quinta-feira passada pela Magistratura do Estado, que foi aceite e que suscitou a paralisação da inscrição do Sortu no Registo de Partidos Políticos.
O pedido da Procuradoria também se fundamenta nos relatórios efectuados pelas Forças e Corpos de Segurança do Estado sobre o Sortu, que garantem que a nova força independentista é um «produto do Batasuna».

«A única possibilidade que tinha para se desvincular totalmente do Batasuna e da ETA e figurar como um projecto novo era demonstrar publicamente a sua ruptura com aqueles, com uma rejeição explícita e clara das acções terroristas da ETA, o que evidentemente não acontece neste caso», indica o Ministério Público.
O pedido de impugnação da Procuradoria, com 168 páginas, sustenta que «o Sortu foi desenhado, criado e aprovado pelo Batasuna com a única finalidade de manter a sua presença na vida pública e participar nas eleições» de 22 de Maio.

Entre outras questões, o pedido ontem apresentado refere-se «à falta de reacção por parte de diversas pessoas ligadas ao Sortu» quando da detenção de quatro pessoas que foram associadas à ETA e que no domingo afirmaram ter sido torturadas, aludindo, entre outras coisas, a uma violação e a graves chantagens, durante o período de tempo que permaneceram incomunicáveis nas mãos da Guarda Civil.

O Sortu emitiu um comunicado denunciando a impugnação, que definiu como uma negação dos direitos fundamentais.
Alega, também, que na apresentação da nova força independentista participaram «dirigentes notórios do Batasuna».

Reunião amanhã
O Supremo decidiu dispor de três fins-de-semana, incluindo o que passou, para resolver as pedidos de impugnação contra o Sortu antes de que as eleições sejam convocadas.
A Sala 61 reunir-se-á hoje, a partir das 10h00, para estudar a aceitação ou não do pedido apresentado pela Procuradoria.
Fonte: Gara

Mosaico gigante em frente à basílica de Loiola em apoio ao Acordo de Gernika
Cerca de 400 habitantes da comarca de Urola (Gipuzkoa) formaram, no sábado, um mosaico gigante com a palavra «Konpromisoa» em frente à basílica de Loiola, dentro da dinâmica de socialização do Acordo de Gernika, expressando assim o seu apoio aos compromissos que figuram nesse Acordo.
Antes disso, teve lugar um pequeno acto em que foram realçados os principais pontos do Acordo. Iñaki Errazkin, ex-autarca de Azpeitia, salientou a necessidade de trabalhar em prol do seu cumprimento.
A dinâmica de socialização do Acordo de Gernika teve grande aceitação na comarca, onde foram distribuídos 15 000 folhetos porta a porta.
Fonte: Gara