sábado, 12 de março de 2011

Homenagem a Angel Berrueta no próximo domingo


Apelo à participação na homenagem a Angel Berrueta, no 7.º aniversário do seu assassinato.
Fonte: ateakireki.com
Ver também: «O filho do polícia que matou Ángel Berrueta sai em Setembro», de Aritz Intxusta (Gara)

Eleitos de Ipar Euskal Herria apresentam queixa contra a violência policial
Os eleitos que acompanhavam o membro da Segi Endika Perez quando este foi detido, no dia 2 de Março, fizeram saber que apresentaram queixa esta quinta-feira, em virtude das «violências» e das «degradações voluntárias». Na altura da detenção, a janela do carro do eleito Jean-François Béderède (de Senpere) foi partida pelos polícias. A conselheira regional da Europa-Ecologia Alice Leiciagueçahar, por seu lado, terá ficado ferida numa perna quando tentava sair e foi violentamente atingida por uma porta.
Entretanto, o Movimento pró-Aministia fez saber ontem que os sete jovens independentistas que estiveram encerrados em Izpura e que foram posteriormente detidos e encarcerados em Seysses - Beñat Lizeaga, Aitziber Plazaola, Bergoi Madernaz, Endika Perez, Jazint Ramirez, Xalbador Ramirez e Aiala Zaldibar - iniciaram uma greve de fome na quarta-feira e que a vão manter até dia 23 de Março. Pretendem assim denunciar os mandados europeus de detenção e solidarizar-se com Irati Tobar - a única do grupo ainda não detida -, que se encontra em greve de fome em Hendaia juntamente com os vereadores abertzales Iker Elissalde e Xabi Irigoien. Ontem à tarde deram uma conferência de imprensa em Hendaia acompanhados por outros eleitos.
Fonte: Lejpb-EHko_kazeta e Gara

Nove presos de Fleury para o castigo, por exigirem visitas duplas
Os presos políticos de Fleury Alex Akarregi, Iurgi Mendinueta, Jon Salaberria e Aitor Lorente solicitaram visitas duplas, embora o processo de tramitação apenas lhes tenha concedido visitas simples. De acordo com o Movimento pró-Amnistia, ao ter conhecimento de que a visita seria simples, os presos falaram com os carcereiros e conseguiram prolongá-las em 10 minutos, e partiram do princípio de que nos fins-de-semana subsequentes isso se iria repetir; a verdade é que isso não se verificou e que tentaram solucionar a questão sem êxito. No fim-de-semana passado, decidiram protestar, tendo sido depois enviados para o mitard até sexta-feira. Além destes quatro cidadãos bascos, os presos José Juan García, Ekaitz Agirre, Aitzol Etxaburu, Iñaki Iribarren e Ugaitz Astiz também estiveram na cela de castigo.
Fonte: Gara

Em Urruña, solidariedade com Eider Zurriarain
A bilbotarra foi detida anteontem e extraditada quase de imediato. Nos últimos meses, viveu em Urruña, fazendo uma vida pública. Para protestar contra a sua detenção e posterior extradição, baseada em mais um mandado europeu de detenção emitido pela AN espanhola, diversas pessoas concentraram-se ontem à tarde em Urruña (Lapurdi). A jovem já foi entretanto presente a um juiz espanhol, que lhe deu ordem de prisão.
Fonte: askatu.org e Gara