quinta-feira, 24 de março de 2011

EA e Herritarron Garaia apresentam uma proposta eleitoral «sem vetos»


O Eusko Alkartasuna e a plataforma Herritarron Garaia apresentarão no próximo sábado em Lizarra (frontão Remontival, 17h30) uma nova proposta eleitoral que pretende agrupar todos os cidadãos de esquerda e abertzales de Nafarroa, «sem vetos nem exclusões», de forma a dinamizar uma profunda mudança política e social no herrialde.

Bakartxo Ruiz, em nome do Herritarron Garaia, e Koldo Amezketa, em representação do EA, salientaram que «a mudança política não nos vai cair do céu, sendo antes necessário promovê-la e construi-la através do trabalho em comum, o auzolan, dos independentistas de esquerda. A chave para alcançar a mudança é a acumulação de forças, sem vetos nem exclusões».

Na apresentação de sábado vão estabelecer os princípios da nova proposta eleitoral para os eleições municipais e forais de Maio em Nafarroa, que, segundo avançaram Ruiz e Amezketa, assentará na necessidade de mudança. «Chegou o momento de passar das palavras aos factos», salientaram.

«Desejamos que esta candidatura seja capaz de atrair todos os votantes que consideram que as alternativas existentes não os satisfazem. Falámos repetidamente de inclusão e da não aceitação de vetos», respondeu Amezketa quando lhe perguntaram se procuravam atrair votos da esquerda abertzale.

Martxelo DIAZ
Notícia completa: Gara