domingo, 13 de março de 2011

Homenagem a Ángel e Kontxi: gogoan zaituztegu!


No 7.º aniversário do assassinato do morador do bairro de Donibane Ángel Berrueta, cometido por um polícia nacional e o seu filho, centenas de pessoas concentraram-se em Iruñea para manifestar a sua solidariedade às famílias de Ángel Berrueta e Kontxi Sanchiz. Ángel foi esfaqueado e baleado e Kontxi morreu na sequência de um enfarte cardíaco durante uma carga policial da Ertzaintza, dois dias depois, em Hernani.

Na ocasião, pôs-se em causa o funcionamento da Justiça espanhola: os assassinos pediram a concessão de indulto, e a um deles poderá ser atribuído o terceiro grau assim que tiver cumprido metade da pena. Ao invés, um outro habitante do bairro teve de cumprir na íntegra a pena a que foi condenado - dez anos por queimar uma caixa de multibanco -, pois foi-lhe aplicada a agravante ideológica. No Estado espanhol é mais barato matar uma pessoa que destruir a propriedade de um banco. Neste Estado, estabelece-se uma diferenciação consoante a vítima seja espanhola ou basca.

A concentração de hoje foi muito emotiva e, para além de habitantes do bairro e de toda a Iruñerria [comarca de Pamplona], contou ainda com a presença zanpantzares, txalapartaris, um bertzolari e dantzaris. Como sempre, foi notório o grande dispositivo policial nas entradas e saídas da rua onde Ángel tinha a sua pequena padaria.
Deixem Donibane em paz. Donibane utzi pakean.
Fonte: ekinklik.org / Mais fotos: Ekinklik Argazkiak e ateakireki.com

Homenagem a Ángel Berrueta / Angel Berruetari omenaldia

Sétimo aniversário / 7. urteurrena
Fonte: ateakireki.com