segunda-feira, 21 de março de 2011

Eleições cantonais: nove dos dez cantões bascos devem disputar a segunda volta


Apenas um candidato conseguiu ser ontem eleito à primeira volta. Trata-se de Beñat Inchauspe (Novo Centro), do cantão de Hazparne, que recebeu o apoio de mais de 60% do eleitorado. O conselheiro até agora em funções repete a façanha pela segunda vez, pois já em 2004, apoiado nessa altura pela UMP, destronou o centrista Jacques Coumet, que ocupava a vaga no Conselho de Pau havia três décadas.

O importante número de candidatos, sobretudo nos cantões da costa, e a forte abstenção conduziram a uma grande dispersão do voto. Na maioria dos cantões foram poucos os que chegaram à percentagem obrigatória para estar presente na segunda volta (12,5% do censo eleitoral), pelo que se irão enfrentar na segunda ronda os dois mais votados.

Por exemplo, em Biarritz-oeste nem sequer Max Brisson alcançou essa percentagem, embora tenha sido, como se esperava, o mais votado (34,5%). No próximo domingo irá defrontar Guy Lafite (PS+PRG).

Nos três cantões de Baiona foram os candidatos do PS a alcançar o primeiro lugar. Em Baiona-oeste, a até agora conselheira Monique Larran-Lange (Forces64) não pôde esconder a sua decepção por ficar de fora da contenda eleitoral. É um dos cantões que poderão passar para a esquerda, já que Henri Etcheto (PS) tem possibilidades de ganhar a François Gouffrant (PRV).

Baiona-este deverá manter-se à esquerda, algo que é certo no caso de Baiona-norte, pois os dois candidatos que podem aceder à segunda volta são Christophe Martin, conselheiro até agora em funções do PS, e a candidata da Front de Gauche, Marie-José Espiaube.

Margem apertada
Em Angelu-norte, a margem é bastante apertada para a esquerda, já que Gérard Cazaux (PS) superou Claude Olive (UMP) apenas por 62 votos.
Também no cantão de Bastida foram escassos os votos que separaram o socialista Thierry Dekimpe de Leopold Darritchon (autarca de Bastida que se apresentava sem etiqueta), mas nenhum chegou aos 12,50% exigidos, pelo que será o primeiro a enfrentar Jean Castaings (UMP), actual presidente do Conselho Geral.

No que diz respeito aos cantões do interior, dois apresentam possibilidades de uma corrida a três. No de Donibane Garazi, o conselheiro até agora em funções Frantxua Maitia (PS) poderá ter pela frente, além do centrista Jean-Marie Mailharro, o candidato da EHBai, Dominique Bacho.

Uma perspectiva que se afigura mais concreta no cantão de Iholdi, onde o candidato da EHBai, Daniel Olzomendi, foi o segundo mais votado (32,12%). Para este último as coisas serão mais difíceis se o conselheiro até agora em funções, Jean-Louis Caset, receber o apoio de Bernard Cachenaut.
No cantão de Atharratze também deverá haver transferência de votos para a esquerda.

Potencial abertzale
No geral, os abertzales mantiveram a tendência ascendente confirmada nas últimas eleições, excepto nos cantões de Baiona, em Angelu e Atharratze.
Tal como o candidato da EHBai de Iholdi, a de Hazparne, Juliette Bergouignan, obteve um bom resultado a abeirar-se dos 20%, mas, uma vez que o conselheiro Beñat Inchauspe já foi eleito, não haverá segunda volta. O de Donibane-Garazi ficou em terceiro com quase 19%.

Tal como se esperava, a jornada eleitoral de ontem ficou marcada pela forte abstenção. O facto de as cantonais não coincidirem desta vez com outras eleições (há dezassete anos que isto não acontecia) teve consequências e deixou em evidência o facto de que, em linhas gerais, o eleitorado encara o Conselho Geral como uma instituição bastante afastada.
A abstenção foi mais forte nas zonas urbanas que nas rurais. De facto, nalguns cantões do interior a abstenção foi baixa e até muito baixa (Iholdi 23,47%, Donibane Garazi 33,74%, Atharratze 31,84%, Hazparne 42,48%).
Arantxa MANTEROLA
Notícia completa: Gara

Ver também:
Le Journal du Pays Basque (índice da edição de 20/03/2011, na qual se faz uma análise detalhada dos resultados da primeira volta das eleições cantonais em Ipar Euskal Herria)
-
«Ezkerreko abertzaleek bigarren itzulian izateko txartela eskuratu dute Iholdin (Olzomendi) eta Garazin (Bacho)» (kazeta.info)
-
A nível do Estado francês, de acordo com os dados fornecidos pelo Ministério da Guerra, perdão, do Interior, o PS foi a primeira força nesta primeira volta (25,00%; sobe), seguido da UMP (16,00%; desce) e da Frente Nacional (15,00%; sobe).