sábado, 20 de setembro de 2014

Amanhã, em Loiola, pelos 28 jovens independentistas acusados de ser da Segi

28 jovens bascos começam a ser julgados esta segunda-feira no tribunal de excepção espanhol. As acusações incidem na sua alegada pertença à Segi, organização juvenil da esquerda abertzale ilegalizada no Estado espanhol, e no desempenho de tarefas políticas, como organizar actos e mobilizações, participar em colectivos juvenis ou afixar propaganda. Por isso, podem ser condenados a seis anos de cadeia. Alguns deles já estiveram na prisão, na sequência das suas detenções, em 2010 e 2011. A maioria dos detidos afirmou ter sido torturada e submetida a maus tratos pela Polícia, que procurava forjar as provas incriminatórias.

Para este domingo, 21, ao meio-dia, os jovens arguidos agendaram uma conferência de imprensa frente à basílica de Loiola (Azpeitia, Gipuzkoa) para «dar um novo passo» na dinâmica de desobediência com que pretendem enfrentar o julgamento Depois dos muros populares erguidos em Gasteiz, Orereta, Donostia, Ondarroa, Iruñea, Tafalla e pelos 40 jovens independentistas julgados recentemente, agora é a vez de o povo se unir em Loiola.

Contra os julgamentos políticos e pela defesa dos direitos civis e políticos, amanhã, 21, ao meio-dia, frente à basílica.