segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Trabalhadores da Nanuk concentraram-se em Bilbo em defesa de condições de trabalho dignas

No último trimestre do ano passado, os trabalhadores da Transportes Nanuk, de Elorrio (Bizkaia), levaram a cabo uma longa e dura luta pela defesa dos postos de trabalho e de um acordo de empresa que garantisse condições de trabalho dignas. Agora, vêem-se confrontados com novos ataques.

Apesar de os representantes dos trabalhadores terem firmado um acordo que estabelecia o cumprimento de 1724 horas de trabalho, a empresa não demorou a impor as 1900 horas, manifestando uma atitude prepotente e procurando meter medo a quem lhe fazia frente, violando direitos consagrados.

O LAB salienta também o facto de essas horas «a mais» poderem servir para a criação de novos postos de trabalho, mais ainda numa terra como Elorrio, que tem uma taxa de desemprego de 10%.

Para o sindicato abertzale, é óbvio que os trabalhadores e trabalhadoras fazem mais horas que as estipuladas no acordo. Da mesma forma, é óbvio que a empresa privilegia a imposição à negociação, não cumprindo as cláusulas firmadas, não atendendo às propostas avançadas pelos sindicatos e promovendo um clima de tensão desnecessário.

Os trabalhadores da Transportes NANUK afirmam que não vão aceitar qualquer tipo de chantagem, nem imposições que afrontem os seus direitos. / Ver: LAB