domingo, 14 de setembro de 2014

Apoio à Palestina e apelo ao boicote a Israel nas ruas de Irun

Dezenas de pessoas participaram ontem, 13, na manifestação que percorreu as ruas de Irun (Gipuzkoa) sob o lema «Palestina askatu! Israeli boikota!» [Liberdade para a Palestina! Boicote a Israel!]. A mobilização, convocada pelo grupo de trabalho «Irun com a Palestina», teve também a adesão da mesquita local. Assim, na manifestação juntaram-se pessoas de muitas origens, unidas pela vontade de denunciar o «genocídio» do povo palestiniano e a situação que vive actualmente.

Ao longo da mobilização, que terminou na San Juan plaza, ouviram-se muitas palavras de ordem de apoio à Palestina e contra Israel. Para além de muitas bandeiras e pancartas, os manifestantes mostraram inúmeras imagens que reflectiam as consequências dos bombardeamentos recentes; e também uns quantos caixões onde cabia uma criança, com o nome das Nações Unidas inscrito.

Muito importante foi ainda - na sequência da convocatória realizada - o apelo ao boicote aos produtos de Israel, cujo número do código de barras é 729.

À noite, houve animação musical solidária com a Palestina, no gaztetxe Lakaxita. / Ver: Oarsobidasoa Hitza

Ver também: «Concentração em Donostia contra a presença do cinema israelita no Zinemaldi» [áudio, vídeo, fotos] (lahaine.org)