quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Movimento feminista: «É uma vitória que nos dá força para continuar a lutar»

A retirada da reforma da Lei do Aborto, promovida pelo PP, foi celebrada pelo movimento feminista navarro, que anunciou que irá prosseguir com a luta a favor do direito ao aborto livre, gratuito e praticado em centros de saúde públicos. Em conferência de imprensa, a Asamblea por el derecho al aborto en Navarra afirmou que o Governo do PP fracassou na sua tentativa de voltar a penalizar o direito ao aborto e fazer tábua rasa da lei actualmente em vigor. «Foi um fiasco liderado por Gallardón e, nesse sentido, alegra-nos profundamente que se tenha demitido e que se tenha afastado da política. As pessoas agradecem-nos por tê-lo «mandado para casa». Mas o projecto era e é do PP. Do Governo. Por isso, todo o Governo se deveria demitir», referiram.

A assembleia navarra destacou a importância da «solidez» da mobilização feminista, da união dos «esforços e desejos de milhares de mulheres jovens» e de activistas mais velhas, que já antes lutaram sabiamente pelo direito a decidir com liberdade».
De igual forma, as feministas consideram positiva a adesão de diferentes sectores sindicais, políticos, sociais, que entenderam a lei como «uma agressão ao direito das mulheres a decidirem sobre a procriação e a sexualidade». / Ver notícia completa: ahotsa.info