sábado, 27 de setembro de 2014

Gudari Eguna 2014

Gora Eusko Gudariak «Todos temos de dar um pouco para que alguns não tenham de dar tudo»

HOMENAGEM EM ZARAUTZ, COM REPRESSÃO AO FUNDO
Como o faz há vários anos a 27 de Setembro, a associação de vítimas do golpe de Estado, da repressão e do regime franquista Ahaztuak 1936-1977 voltou hoje a celebrar vários actos em memória dos últimos fuzilados pela ditadura franquista. O cemitério de Zarautz (Gipuzkoa) voltou a ser palco de uma cerimónia especial, frente ao túmulo de Txiki. Em Iruñea, o acto organizado pela Ahaztuak foi proibido.

Em Zarautz, estiveram presentes cerca de uma centena de pessoas, em que se incluíram a mãe e e outros familiares de Juan Paredes Manot, Txiki, bem como o deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, e Aintzane Ezenarro, assessora da secretaria de Paz e Convivência do Governo de Lakua.

No acto, a Ahaztuak referiu-se à «condição de vítimas do franquismo, mas também de lutadores contra esse regime» dos cinco fuzilados: dois da ETA e três da FRAP. Realçou o facto de estas homenagens «serem apologia da resistência antifascista e do reconhecimento da legitimidade democrática de uma luta e de lutadores contra um regime imposto por um golpe de Estado, pelas armas e o terror». À mesma hora, em Gasteiz, um grupo numeroso de pessoas participou na homenagem da Ahaztuak junto ao cemitério de Santa Isabel.

Para a tarde, estava convocada uma concentração em Derio (Bizkaia) e uma homenagem a Angel Otaegi frente à sua casa natal, em Nuarbe (Azpeitia, Gipuzkoa). Tal como noutras ocasiões, a Delegação do Governo espanhol em Nafarroa voltou a proibir a concentração, agendada para o meio-dia, na Praça do Município, em Iruñea, com o argumento de que constituía um «acto de apologia do terrorismo». / VÍDEO e mais FOTOS: boltxe.info
EM HENDAIA, FRONTÃO CHEIO
O frontão Beltzenia, em Hendaia (Lapurdi), encheu-se hoje para a homenagem aos familiares e amigos das vítimas dos GAL, da guerra suja e, de uma forma geral, da repressão.
Fotos: HerriaDuguArnas