terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dispersão assassina: declarações de Joseba Artola sobre o acidente sofrido pela sua irmã Jone

Numa conferência de imprensa massiva na Praça do Arriaga, em Bilbo, a Etxerat pediu que se acabe de uma vez por todas com a política de dispersão, que este fim-de-semana provocou um acidente mortal em Tutera, no qual estiveram envolvidos familiares do preso político basco Ugaitz Pérez. Jone Artola, que foi porta-voz da Etxerat vários anos, continua internada no Hospital de Basurto, à espera de ser operada ao úmero; o seu companheiro encontra-se sob observação, depois de hoje se ter dirigido às Urgências com tonturas e vertigens.

Declarações de Joseba Artola sobre a dispersão assassina [Erre Harria] Na conferência de imprensa, falou o irmão de Jone, Joseba Artola, bem como Nagore López de Luzuriaga e Izaskun Abaigar, porta-vozes da Etxerat, que sublinharam que sinistros como o ocorrido no sábado «não são um acaso», mas «uma consequência» da política posta em prática há 25 anos.

Os que hoje a mantêm são responsáveis por aquilo que possa acontecer todas as semanas a centenas de pessoas que fazem milhares de quilómetros para visitar os seus familiares. Ambas recordaram que nestes 25 anos, 16 familiares perderam a vida nas estradas e centenas ficaram feridos. Este ano, em nove meses houve nove acidentes graves.

Concentrações
Para voltarem a reivindicar o fim da vingativa política prisional vigente, foram convocadas para amanhã, ao meio-dia, concentrações em Bilbo (Praça do Arriaga), em Gasteiz (Praça da Virgem Branca), em Donostia (frente ao Alderdi Eder) e em Iruñea (frente ao Parlamento navarro). / Ver: lahaine.org