quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Defensores de Tosu plantam horta junto ao Consórcio de Transportes de Bilbau

Defensores das hortas comunitárias de Tosu, a última terra cultivável e o pulmão verde no município de Getxo (Uribe Kosta, Bizkaia), plantaram ontem, 24, uma horta junto às instalações do Consórcio de Transportes de Bilbau (CTB). «Se o CTB cimenta a nossa horta, levamos a horta até à sua porta», afirmam.

Na nota explicativa da acção, os defensores do espaço verde de Tosu, na zona de Andra Mari, em Getxo, explicam que o CTB está a promover a construção de um grande parque de estacionamento e de acessos nas imediações da estação de metro de Ibarbengoa.

O parque de estacionamento é «ilegal», dizem, e constitui uma tentativa de esconder o fracasso da construção da «estação-fantasma» de Ibarbengoa, que custou 50 milhões de euros e ainda não é utilizada.

O parque é o «cavalo de Tróia» com que se pretende levar a efeito o projecto especulativo de construção de 8000 habitações no bairro rural de Andra Mari - que acabaria com a última terra cultivável em Getxo e o seu pulmão verde - e que foi travado há uns anos graças à mobilização dos habitantes, recordam.

Para os defensores das hortas comunitárias de Tosu, o que está em causa é um modelo que tenha em conta o valor agrícola e natural da terra, face à especulação do subsolo promovida por CTB, Euskal Trenbide Sarea, Governo de Gasteiz, Metro Bilbao, Câmara Municipal de Getxo e Viviendas de Vizcaya.

A horta no cimento do CTB Tosu betirako! / Mais informação: lahaine.org