quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Quatros bilbaínos em risco de prisão por um artigo de opinião

Por um artigo de opinião publicado na imprensa em 2012, seis moradores da Alde Zaharra [Parte Velha] de Bilbo foram indiciados. Agora, quatro deles podem ir parar à cadeia. Para sexta-feira, 19, foi convocada uma manifestação para os apoiar; parte às 20h00 da Etxebarrieta plaza, em Bilbo.

Em Agosto de 2012, por ocasião do 25.º aniversário da morte da sua conterrânea Marta Pérez, seis bilbaínos publicaram um artigo de opinião no Gara e no Berria. Cinco deles, acusados de «enaltecimento do terrorismo» pela publicação do artigo, foram julgados, em Fevereiro do ano passado, na AN espanhola, e condenados a um ano de cadeia. O recurso para o Supremo espanhol não deu em nada.

Numa conferência de imprensa ontem realizada em Bilbo, ficou-se a saber que quatro dos visados correm o risco de ir parar à prisão. O quinto foi multado em 7300 euros e o sexto está à espera de ser julgado pelo Tribunal de Menores.

Na conferência de imprensa, em que estiveram presentes alguns dos condenados e a sua advogada, dezenas de pessoas fizeram questão de lhes expressar o seu apoio. Apesar de não terem conhecido Maite, o propósito do artigo foi evocar a figura de alguém que foi muito querida no bairro. «Não foram palavras escritas contra ninguém e sim a favor de muitos», afirmaram.

Acusaram aqueles que os condenam e os levam à prisão de o fazerem, como nas ditaduras fascistas, censurando o direito à livre expressão da palavra e criticaram de forma veemente a tentativa de imposição de «um relato único» sobre o conflito que se vive em Euskal Herria. Perante isto, reivindicaram o seu legítimo direito «a divulgarem o seu relato, assente na verdade». / Ver: topatu.info e naiz.info / Mais info: oroimena_delitu_denean