segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Três familiares de um preso sofrem grave acidente em que faleceu uma mulher

Jone Artola, txupinera das festas de Bilbo em 2013 e porta-voz da Etxerat durante vários anos, ficou gravemente ferida na sequência de um acidente ocorrido ontem, pelas 22h00, na AP-68, junto a Tutera, quando regressava de uma visita ao preso político basco Ugaitz Perez. Jone teve de ser hospitalizada, com três costelas partidas, o úmero partido em três partes e uma fissura no externo. Viajava com o marido e o filho, que sofreram ferimentos menos graves. Uma mulher grávida que seguia na outra viatura envolvida no sinistro perdeu a vida.

Numa nota, a Etxerat afirma que Jone Artola e a família partiram de Bilbo, na sexta-feira, com destino à prisão de Castellón II, a 590 quilómetros de Euskal Herria, onde tinham uma visita prolongada, no dia seguinte, ao preso político basco Ugaitz Perez. No regresso, já em Euskal Herria, sofreram um grave acidente. Uma viatura que seguia em sentido contrário perdeu o controlo, atravessou a divisória da auto-estrada e meteu-se na faixa em que eles seguiam. Uma mulher de 31 anos que viajava no outro veículo perdeu a vida.

O companheiro e o filho de Artola, que seguiam na parte da frente do carro, conseguiram sair pelas janelas, mas Jone Artola ficou encarcerada na viatura. Está agora em observação no Hospital de Basurto, em Bilbo.

A Etxerat diz que Jone e os seus familiares têm sido obrigados, pela dispersão, a fazer-se à estrada todos os fins-de-semana, como milhares de outros familiares de presos. «Há 30 anos na estrada, pondo as suas vidas em risco cada fim-de-semana», denuncia a Etxerat, que destaca ainda o facto de este ser o nono acidente - e também o mais grave - provocado pela política de dispersão este ano.

Face ao ocorrido e com Jone no hospital, a Etxerat exige a todos os responsáveis políticos e institucionais uma atitude firme, concreta e rápida contra a dispersão. «É tempo de dizer basta» e de «passar das palavras aos actos», vinca a associação.

A Etxerat anunciou que irá dar uma conferência de imprensa amanhã, às 12h00, frente ao Teatro Arriaga, em Bilbo. Estarão presentes familiares de Jone Artola. / Ver: etxerat.info