sábado, 20 de setembro de 2014

Centenas manifestam apoio a jovens que podem ser presos por artigo de opinião

Aitor Zelaieta, Maku Basabe, Ziortza Aiensa e Julen Orbea foram condenados a um ano de cadeia. Ontem, houve manifestação na Alde Zaharra [Parte Velha] bilbaína.

Os quatro foram condenados pela AN espanhola por um artigo de opinião [uma carta] publicado nos diários Berria e Gara, sendo acusados de «enaltecimento do terrorismo». Ontem, 19, realizou-se uma manifestação na capital biscainha para protestar contra a sentença e apoiar os quatro jovens. Há mais dois envolvidos: um recebeu uma multa pesada e outro será julgado num tribunal de menores.

Esta semana, numa conferência de imprensa em que estiveram presentes dezenas de pessoas, os condenados denunciaram o facto de lhes quererem «tirar a palavra». «Estamos perante um delito de opinião», afirmaram. Para além disso, vêem que, subjacente à decisão, está a vontade de impor uma memória e uma «versão» únicas: «Querem-nos tirar o direito a construir as narrativas do conflito através da palavra, do canto, da escrita, dos tweets». / Ver: Berria e SareAntifaxista