quinta-feira, 15 de abril de 2010

Anunciam a libertação de militantes «abertzales» detidos na operação de Segura

Militantes abertzales que foram presos na operação de Outubro de 2007 em Segura sairão hoje em liberdade, depois de pagar as fianças impostas.

Fontes judiciais e familiares confirmaram que Arantza Santesteban, Jon Garai, Juan Joxe Petrikorena, Mikel Zubimendi, Aner Petralanda, Ibon Arbulu, Hasier Arraiz, Marije Fullaondo e Marisa Alejandro vão sair em liberdade depois de pagarem as fianças de 50 000 euros decretadas pela Audiência Nacional espanhola.

Todos eles, com excepção de Fullaondo, que foi detida a 18 de Dezembro, foram presos no dia 4 de Outubro de 2007, na operação que a Polícia espanhola levou a cabo contra 23 pessoas, a maioria dos quais dirigentes da esquerda abertzale. Três dias depois, o juiz Garzón deu ordem de prisão a 17 deles.

Naquela operação também foram detidos Imanol Iparragirre, Ana Lizarralde e Maite Díaz de Heredia, que vão continuar na prisão por terem sido condenados noutros processos.

Outro dos detidos, Rufi Etxeberria, saiu em liberdade no dia 7 de Setembro de 2009, já que estava quase a atingir os quatro anos de prisão preventiva.

Por seu lado, Joseba Permach, Joseba Alvarez e Juan Kruz Aldasoro foram libertados no dia 26 de Março, contra o pagamento de fianças de 50 000 euros e com a proibição de participar em qualquer tipo de «reuniões, manifestações, actos públicos, formação de grupos, coligações ou partidos políticos de características idênticas ou qualitativamente similares» às do Batasuna, Herri Batasuna, Euskal Herritarrok e «suas sucessoras», entre outras medidas.

Maite Fernandez de Labastida recuperou a liberdade no dia 1 de Outubro do ano passado, depois de permanecer dois anos na prisão.

A Audiência Nacional espanhola decretou condições semelhantes para outros representantes independentistas que saíram da prisão nos últimos meses, como Pernando Barrena, Joseba Zinkunegi, Nuria Alzugarai, Aitor Aranzabal, Txema Jurado, Mikel Etxaburu, Eusebio Lasa e Mikel Garaiondo, estes últimos em Fevereiro.
Fonte: Gara