segunda-feira, 12 de abril de 2010

«Mendi martxa» contra o TGV em Iruñerria


Marcha de protesto contra o acordo sobre o TGV alcançado entre o Governo de Nafarroa e o Governo do Estado. Incluímos trabalho fotográfico da Ekinklik Argazkiak.

A coordenadora contra o TGV aht gelditu elkarlana Iruñerria, composta por colectivos sociais, sindicais e afectados por essa infra-estrutura gigante, realizou este sábado uma martxa por Iruñerria (comarca de Pamplona) com o objectivo de ficar a conhecer em primeira mão os lugares afectados pela construção das obras do TGV que se situam na comarca.

Recordamos ainda que a martxa se inscrevia como uma actividade de protesto contra o acordo estabelecido sobre o TGV entre o Governo de Nafarroa e o Governo do Estado. Foram cerca de 40 os participantes na marcha, durante a qual, recorrendo a mapas e a outras fontes de informação, se deram a conhecer os impactos a nível do meio ambiente (túneis, viadutos, trincheiras) e os da construção da futura estação do TGV entre Zizur e Etxabakoitz, bem como a alteração do plano urbanístico de Iruñerria.

Os participantes fizeram um trajecto com a duração de quase 4 horas, a começar em Zizur Nagusia, passando por Arazuri, onde os moradores afectados prepararam um almoço, e acabando no lago de Barañain, onde a Orkesta Marxista deu um pequeno concerto, para deleite dos presentes.

Acosso de seis jipes dos GAR da Guarda Civil
A caminho de Arazuri, quanto os participantes seguiam por um caminho de acesso, depararam com um dispositivo da Guarda Civil composto por seis jipes e 15 agentes dos GAR com metralhadoras e coletes à prova de bala. Os participantes na marcha foram obrigados a identificar-se e as suas mochilas foram revistadas. Apesar de se tratar de uma marcha pela natureza, os maus modos e as intimidações dos agentes foram uma constante.

Fonte: lahaine.org
Reportagem completa da Ekinklik Argazkiak