quinta-feira, 29 de abril de 2010

Presos políticos bascos


O preso Joseba Fernández está há 23 dias em greve de fome
Joseba Fernández está há 23 dias em greve de fome em Poitiers, prisão na qual, para além de ser o único preso político basco, se encontra em situação de isolamento desde que foi encarcerado. Foi precisamente para pedir que se ponha fim a esta situação que Joseba Fernández iniciou a greve de fome.
O Movimento pró-Amnistia manifestou a sua solidariedade com o jovem iruindarra, denunciado a política de isolamento. «Procura afastar o preso do seu meio, dificultar a comunicação e actuar sobre a pessoa. O isolamento é um passo mais na política de dispersão», referiram.
Fonte: Gara

Detêm um jovem em Bakio, alegadamente ligado a Alberto Marín
A Ertzaintza deteve ontem em Bakio (Bizkaia), por volta das 19h, o bilbaíno G.A.B.U., de 29 anos, que acusa de suposta ligação a acções de kale borroka. Ligam esta detenção à de Alberto Marín, que permaneceu nove dias em regime de incomunicação, desde que foi detido, no dia 20 de Abril. Depois de, na sexta-feira, ter sido presente a um juiz e encarcerado, Marín Etxebarria manteve-se em situação de incomunicação até ontem, segundo informou o Movimento pró-Amnistia. Para além disso, referiram que, no âmbito desta operação, a Polícia autonómica tentou prender duas pessoas em Bilbau na segunda-feira, além de efectuar novas buscas.
Fonte: Gara

Eihar Egaña em liberdade
Eihar Egaña saiu na terça-feira à tarde de Alcalá-Meco, depois de pagar a fiança de 6000 euros decretada pela Audiência Nacional espanhola.
Egaña foi preso no dia 24 de Novembro do ano passado pela Polícia espanhola, no âmbito de uma operação conjunta com a Guarda Civil contra a juventude independentista. Ao todo, foram presos 35 jovens - um deles na Audiência Nacional -, acusados de ser membros da Segi, tendo sido efectuada uma centena de buscas.
O juiz Fernando Grande-Marlaska deu ordem de prisão a 31 jovens. A maioria denunciou ter sido submetida a tortura.
Fonte: Gara