sábado, 17 de abril de 2010

Pedem um ano e meio de prisão e dez anos de inabilitação para os três vereadores independentistas de Berriozar


O procurador da Audiência Nacional decidiu levar a julgamento os três vereadores da esquerda abertzale de Berriozar (Nafarroa) por causa do txupinazo das festas do ano passado. Acusa-os de ter «organizado e levado a cabo» diversos actos constitutivos de um alegado delito de «exaltação do terrorismo» no primeiro dia das festas locais de 2009. Concretamente, são acusados de exibir uma bandeira em que se pedia a aproximação dos presos, e de participarem num brinde, nesse mesmo dia, durante o qual interpretaram um aurresku com o txistu [flauta] e entregaram um ramo de flores a familiares de presos.

Por estas imputações, a procuradoria solicita penas de prisão de 18 meses para cada um dos vereadores, além de inabilitação absoluta por um período de 10 anos. Tudo isto num procedimento abreviado, pelo que o julgamento terá lugar em final de Maio ou princípio de Junho.

Recorde-se que as festas de Berriozar do ano passado conheceram um enorme eco mediático após a polémica iniciada pelo porta-voz da UPN Sergio Sayas, no sentido de que a ANV não lançasse o txupin que anuncia as festas.
No final, o txupinazo foi lançado pelo kiliki negro da Comparsa de Gigantes em representação dos diversos colectivos culturais, desportivos e sociais de Berriozar.
Após a realização das festas, o Governo de Nafarroa fez saber que a Polícia Foral tinha aberto uma investigação sobre os factos ocorridos no dia 26 de Agosto, para ver se algum deles era de natureza criminal, tendo o expediente sido posteriormente remetido à Audiência Nacional. Os três vereadores imputados foram depois notificados por este tribunal, em Outubro, para prestar declarações, e agora ficou-se a saber que o processo avança e que haverá julgamento.

Este julgamento reveste-se de importância porque, para lá das implicações pessoais para os imputados, o pedido de inabilitação como cargos públicos poderá privar Berriozar de três representantes, os da esquerda abertzale, alterando a composição do Município, bem como o resultado das eleições municipais de há três anos.

Assembleia no dia 20 na Câmara Municipal
Para dar informações sobre esta acusação e as suas implicações, na próxima terça-feira realizar-se-á uma reunião na Câmara Municipal, às 19h30, convocada pela esquerda abertzale.
Fonte: nafarroan.com

Ver também:
Editorial do Gara: «UPN e PSN, ao assalto judicial de Berriozar»